Quantcast
SaúdeSaúde & Bem Estar

Skin Cycling: o que é e como incorporar no dia a dia

Skin Cycling

O skin cycling foi uma das tendências de skincare que mais rapidamente ganhou popularidade e, como tal, vamos explicar-te o que é e ajudar-te a incorporar esta trend na tua rotina!

A primeira pergunta a fazer é: o que é o skin cycling? O skin cycling é, essencialmente, uma nova e diferente abordagem à skincare. Ajuda a fazer com que o retinol e ácidos esfoliantes tenham uma presença mais marcante na rotina, algo que garante que a barreira cutânea permanece bem tratada. 

Esta técnica foi popularizada pela Dra. Whitney Bowe, mas também graças a uma presença vincada desta tendência no TikTok!

Na verdade, o skin cycling baseia-se num conceito muito simples de entender: é um esquema de quatro noites em ciclo, sendo que as diversas fases têm de seguir uma série de orientações específicas:

  • Noite 1: Limpa o teu rosto e usa um produto com ácidos esfoliantes adequado à sensibilidade e características da tua pele;
  • Noite 2: Nesta segunda fase, limpa o rosto e usa um produto com um retinóide. Se, no entanto, a tua pele for muito sensível ou tiver forte tendência para desidratar, é recomendado que uses primeiro um produto hidratante, depois retinol, seguindo-se novamente um produto hidratante, criando um processo intitulado de “retinol sandwich” ou “sanduíche de retinol”!
  • Noites 3 e 4: Nas últimas duas fases, faz-se o descanso! Limpa novamente o rosto e usa produtos mais focados em hidratação e reparação da barreira cutânea.

A única grande variação que acaba por acontecer nesta rotina acaba por ser nos produtos utilizados, podendo ser feitas alterações também aos dias de descanso. Utilizadores mais experientes, por exemplo, podem apenas realizar uma noite de “folga”. Por outro lado, se tens uma pele mais sensível, ou que não esteja habituada a retinóides, podes sempre fazer três dias de descanso!

Atenção que o skin cycling é uma tendência de skincare exclusivamente focada na reparação e conservação da epiderme! Não elimines outros cuidados específicos da tua rotina.

Related posts
SaúdeSaúde & Bem Estar

Ácido úrico elevado: o que é, sintomas e causas

SaúdeSaúde & Bem Estar

Blefarite: como tratar a inflamação das pálpebras

SaúdeSaúde & Bem Estar

Rosácea: mais do que vermelhidão

NutriçãoSaúdeSaúde & Bem Estar

Leite de vaca: 10 benefícios para a saúde