Início » Saúde e Beleza » Beber Água: não se esqueça de se hidratar!
Fitness Nutrição Saúde e Beleza Saúde e Bem-Estar

Beber Água: não se esqueça de se hidratar!

beber água
beber água

Água é sinónimo de vida. Sem o precioso composto H2O, líquido sem cor, sem cheiro e sem sabor, a vida neste planeta seria impossível já que 74% da superfície da Terra é composta por este elemento, percentagem semelhante àquela que constitui o nosso corpo tornando-se, por isso, importante beber água para manter os níveis de hidratação do organismo.

Funções da água no organismo

Além de manter a pele e cabelos saudáveis, combater a acne, estrias e celulite, a água é fundamental para manter o equilíbrio do organismo e tem como funções:

  • Ser componente essencial do sangue, linfa e de todas as secreções corporais;
  • Intervir nos processos de digestão (facilita-a e diminui o inchaço, por ex.), absorção, metabolismo (melhora o funcionamento e previne o aparecimento de pedras nos rins, por ex.), excreção do organismo;
  • Manter a temperatura corporal.

Como se percebe, a água é imprescindível à nossa saúde, mas nem sempre a quantidade ingerida vai ao encontro das nossas necessidades diárias. Ao longo do dia, ocorrem diversas perdas de água, nomeadamente, na pele (450 mL), nos pulmões (250 a 350 mL), nas fezes (200 mL) e na urina (1 L)., logo é água que teremos que repor.

Recomenda-se que, indivíduos adultos saudáveis, devam ingerir entre cerca de 1.5L a 3L por dia para garantir a reposição da água corporal perdida e, deste modo, garantir um ótimo funcionamento do organismo humano.

Contudo, beber água não é a única forma de o conseguirmos. Sopa, frutas e legumes são alguns dos alimentos que nos ajudam a colmatar as nossas necessidades hídricas diárias.

A forma que o nosso corpo encontra de sinalizar que se encontra em privação de água é a sede. Para além da sede, ir duas vezes por dia à casa de banho e a urina apresentar um cheiro intenso é outro dos sinais de que nos encontramos a precisar de rápida hidratação. Nestes casos, a urina está menos diluída e o organismo está a acumular toxinas pelo que é fundamental criar o hábito de beber água ao longo do dia.

A somar a estes sintomas, a desidratação também se manifesta por boca, lábios e pele secos; fraqueza muscular e articular; dores de cabeça; dificuldade de concentração; fadiga; e prisão de ventre.

Uma palavra para idosos e crianças. A população sénior é considerada um grupo de risco pois com o envelhecimento ocorre uma perda da sensibilidade à sensação de sede. Também é importante ter em atenção as crianças: por vezes é necessário insistir no consumo de água.

Que água beber?

Apesar das características das inúmeras águas diferirem de acordo com a sua origem, em termos gerais, a água é composta por magnésio, cálcio, potássio e por vezes, cobre, zinco e ferro.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a água da torneira tende a ser mais rica em sódio, mas deve alternar a qualidade da água que bebe, principalmente se sofrer de problemas de cálculos renais.

Publicidade

Publicidade