Início » Saúde e Beleza » Espargos e os benefícios para a sua saúde
Nutrição Saúde e Beleza

Espargos e os benefícios para a sua saúde

espargos

Um alimento que divide opiniões frequentemente, os espargos são, na verdade, altamente benéficos para a nossa saúde, sendo bem-vindos em qualquer refeição.

De acordo com a revista “Shape”, apesar de qualquer opinião que possa ter relativamente a este alimento, os espargos foram, em tempos, considerados os “reis dos vegetais”.

Apesar de, a nível da sua forma, ser completamente diferente, este vegetal pertence à família das cebolas e do alho francês, oferecendo imensos nutrientes, como Vitaminas B9, K e C, e sendo ricos em antioxidantes, fibras e minerais como ferro, cálcio e magnésio.

Conforme refere a revista, alguns dos benefícios dos espargos são:

1 – Auxílio a uma gravidez mais saudável

A Vitamina B9, muito presente neste vegetal, é essencial se estiver a tentar engravidar ou se já se encontrar grávida, dado que reduz substancialmente o risco de parto prematuro e defeitos congénitos.

2 – Fortalecimento dos ossos

Devido ao facto de serem ricos em cálcio e Vitamina K, os espargos são um aliado extremamente eficaz na proteção da saúde dos nossos ossos.

3 – Diminuição dos níveis de colesterol e da pressão arterial

Os caules deste alimento são altamente ricos em potássio, mineral este essencial para controlar a pressão arterial.

As quantidades de fibra presentes neste vegetal ajudam, igualmente, a diminuir os níveis de colesterol mau.

4 – Controlo dos níveis de açúcar no sangue

Mais uma vez, graças à quantidade de fibra nos espargos, este alimento maravilha desacelera a digestão de alguns alimentos, tornando a absorção de açúcar mais lenta.

5 – Ajuda nos movimentos intestinais

Parece que a quantidade de fibra neste vegetal volta a ser o herói da história, pois devido a estas mesmas propriedades, o mesmo pode tornar-se um ótimo amigo na regulação dos movimentos intestinais.

Visto que grande maioria da fibra presente nos espargos é insolúvel, o alimento dá mais volume às fezes, “ajudando os movimentos intestinais a passar mais facilmente e com mais frequência”, de acordo com a “Shape”.

Leia também sobre os benefícios de ser um weekend warrior e fazer exercício físico apenas ao fim de semana!

Escrito por João Serra

Publicidade

Publicidade