Quantcast
Bem-Estar no trabalhoCarreiraDireitos do TrabalhadorFormação & CarreiraTendências

Atrair e reter talentos: qual a importância?

Atrair e reter talentos

Atrair e reter talentos nos dias de hoje

Após a pandemia, as pessoas passaram a dar mais importância ao equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, do que ao salário propriamente dito. 

Com a pandemia da Covid-19, as pessoas passaram a priorizar muito mais outros aspetos e fatores, como o bem-estar geral, a flexibilidade de horários e o trabalho remoto sempre que possível, e hoje em dia, todos esses fatores passaram a ser mais importantes do que o salário ao final do mês.

Um dos maiores desafios do mercado de trabalho é sem dúvida recrutar pessoas com talento e qualidades que vão de encontro aquilo que se pretende. No entanto, é também cada vez mais importante que as empresas estejam preparadas para este tipo de flexibilidade que os trabalhadores agora exigem, isto porque, atrair e reter talentos exige,novas ferramentas face às dificuldades reveladas pelos empregadores em contratar, sendo que já não conta apenas oferecer um salário competitivo, mas sim um equilíbrio profissional e pessoal. 

Os trabalhadores procuram mais benefícios a longo prazo, do que o benefício imediato da remuneração salarial, que apesar de representar o princípio de atração, a diferenciação em aceitar ou não o trabalho passa mesmo por outros fatores mais relevantes. 

Este fator é sem dúvida muito vivido pela geração millennial. Segundo dados de um estudo da Gallup, revelam que 87% dos inquiridos (da geração millennial) afirmam que as oportunidades de crescimento e desenvolvimento são muito importantes para a sua satisfação profissional e 67% dos inquiridos de outros grupos etários manifestam o mesmo sentimento. 

Como podem as empresas adotar estratégias para atrair e reter talentos:

Uma empresa forte e positiva é um dos principais fatores que atraem talentos. Para isso, é importante que as empresas adotem algumas medidas, como:

1. Criar um ambiente de trabalho onde os funcionários se sintam valorizados, respeitados e encorajados a desenvolver o potencial individual. Incentivar a colaboração, oferecer oportunidades de crescimento e reconhecer o mérito individual. Uma cultura empresarial atraente é a base para atrair talentos.

2. Oferecer benefícios competitivos é um plus: Para além de um salário competitivo, é importante oferecer outros benefícios que sejam atraentes. Isso pode incluir: seguro de saúde,  programas de bem-estar, horários flexíveis, possibilidade de trabalho remoto e outras vantagens que demonstrem cuidado com o bem-estar e a qualidade de vida dos colaboradores.

3. Reconhecer e recompensar o desempenho de cada um: O reconhecimento é um bastante motivador para qualquer trabalhador.
Valorizar e recompensar os funcionários, através do elogio ou de algum benefício extra contribui para o aumento da motivação e da satisfação no trabalho.

4. Priorizar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional: Procurar e valorizar um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional é uma preocupação crescente para muitos profissionais. Oferecer flexibilidade no horário de trabalho, dias de folga para eventos pessoais importantes e a possibilidade de trabalhar remotamente é uma das formas mais eficazes de atrair e reter talentos hoje em dia.

Related posts
EmpreendedorismoFormação & Carreira

Informação Empresarial Simplificada: O que é esta declaração?

Direitos do TrabalhadorFormação & Carreira

Contrato de trabalho a termo certo: quantas vezes pode ser renovado

Direitos do TrabalhadorFormação & Carreira

Horário laboral: tudo o que precisas de saber

CarreiraFormação & Carreira

Como pedir o registo criminal?