Quantcast
Saúde & Bem Estar

Mãos secas no inverno? Temos cinco dicas para si!

mãos secas

A estação mais fria do ano pode deixar marcas, como mãos secas. Como tal, organizámos esta lista de 5 dicas para cuidar da sua pele no inverno!

Devido à mistura de frio, quando saímos de casa, e ar mais seco e quente, quando a ela voltamos, a humidade natural da nossa pele tende a desaparecer, deixando-a áspera. O frio também contribui para uma menor produção de lípidos por parte do nosso organismo, o que enfraquece a barreira protetora presente na pele.

No entanto, devido ao “uso” frequente das nossas mãos ao longo do dia, são estas quem sofrem mais com as adversidades da época mais fria do ano, pelo que deve apostar numa rotina de cuidados para a pele no inverno, de modo a evitar condições com mãos secas.

Com isso em mente, elaborámos uma lista de cinco dicas para ajudar nesta “batalha” da pele contra o tempo gelado!

1 – Aposte diariamente em hidratante

Também pela maior presença de doenças nesta altura do ano, tendemos a lavar mais as mãos, o que afeta a retenção de água na pele. Este fator, aliado aos elementos adversos naturais do dia a dia, obrigam a uma maior atenção no que se refere à hidratação das mãos.

Sendo assim, deve apostar intensamente no uso de creme hidratante, de preferência três a quatro vezes ao dia (no mínimo!), ou quando sentir necessidade.

2 – Cubra as mãos!

As luvas podem ser as nossas melhores amigas durante esta altura do ano. Para além de ajudar as mãos a permanecerem quentes, esta vestimenta protege-nos da poluição que nos rodeia no nosso dia a dia. 

3 – Está frio, mas o protetor solar ainda serve!

Tendemos, muitas vezes (até no verão!), a fugir ao uso de protetor solar. Ora, quem pensa que com o frio se pode escapar, não é verdade! A presença de raios UV pode até ser mais forte durante o inverno. Assim sendo, colocar protetor solar nas mãos pode ajudar a combater a secura.

4 – Use esfoliante

De mãos secas a mãos macias? É um objetivo fácil de alcançar se aplicar esfoliante pelo menos uma vez por dia, suavemente, de modo a evitar danos na pele. 

Desta forma, pode dizer adeus às peles mortas e “abrir a porta” a uma sensação de pele mais macia!

5 – Evite comportamentos comuns que danifiquem a sua pele!

Parece simples, mas podem ser hábitos difíceis de abandonar! A eliminação de pequenos hábitos pode salvar a sua pele no inverno e evitar mãos secas!

Trocar secadores de ar quente por papéis ou toalhas, ter cuidado com o sabonete que usa, certificando-se que não contribui para uma maior desidratação, ou até evitar que o ar da sua casa fique demasiado seco, apostando num humidificador, são só algumas das ações que pode ter em conta de modo a combater os impactos desta estação na sua pele!

Leia também: Cuidados a ter com a sua pele após o consumo de álcool!

Escrito por João Serra

Related posts
NutriçãoSaúde & Bem Estar

Benefícios dos alimentos ricos em ómega 3

NutriçãoSaúde & Bem Estar

Golden Milk: uma bebida milenar benéfica para o teu organismo

Saúde & Bem EstarSaúde Mental

Ansiedade: identifica os sintomas e descobre como prevenir

SaúdeSaúde & Bem Estar

Ácido úrico elevado: o que é, sintomas e causas