Quantcast
NutriçãoSaúde & Bem Estar

Maria Granel: Produtos Sustentáveis, ecológicos e ambientalmente responsáveis

maria granel

O desperdício alimentar é uma dura realidade e Portugal não foge à norma. Com isso em mente, a loja Maria Granel chegou para promover um consumo responsável.

Quando deitamos comida fora, quer seja porque passa do prazo de validade ou porque simplesmente já não queremos mais, raramente (ou nunca) notamos que isso se deve a uma tendência de comprar mais do que aquilo que estamos dispostos a consumir.

Esta tendência contribui para um crescente desperdício alimentar, sendo que se estima que, todos os anos, a população portuguesa deita fora cerca de um milhão de toneladas de comida, enquanto perto de 360.000 portugueses passam fome.

A pensar nesta realidade, algumas lojas estão a adotar uma forma de negócio mais sustentável, dedicando-se à venda e consumo a granel. Um dos principais nomes em território nacional deste movimento ambientalmente responsável é a loja Maria Granel, que conta já com três estabelecimentos em Lisboa.

A Maria Granel tornou-se, em 2015, a primeira loja de Portugal, bem como uma das primeiras na Europa, a vender exclusivamente a granel, nascendo de um sonho de Eunice Maia e do seu marido em contribuir para um mundo com zero desperdício e plástico descartável.

Com recurso a dispensadores individuais com doseadores, o conceito desta loja “recupera o imaginário coletivo das nossas antigas mercearias de bairro: o cheirinho maravilhoso a café e a frutos secos, os cartuchos de cartão, o atendimento personalizado e atencioso de quem sabe sempre o nosso nome e os nossos gostos, e, claro, a venda a granel, mas com um toque de modernidade e assumindo como principal preocupação a sustentabilidade”, pode ler-se no site da Maria Granel.

Foi igualmente a loja que introduziu a Portugal o conceito Bring Your Own Container, incentivando o consumidor a recorrer a um recipiente que tenha em casa, evitando o consumo desnecessário de sacos para o transporte de alimentos. A loja coloca, no entanto, ao dispor sacos de papel reciclado e frascos.

Este conceito permite aos clientes escolherem a quantidade de cada produto que necessitam, em vez de se verem obrigados a comprar sacos e embalagens de quantidades predefinidas pelas marcas, o que combate eficazmente o desperdício alimentar e previne a geração de resíduos.

Com três espaços físicos em Lisboa, a Maria Granel conta também com uma loja online, à qual pode aceder através deste link. Se quiser dar uma vista de olhos no Instagram oficial da loja, clique aqui!

Related posts
NutriçãoSaúde & Bem Estar

Benefícios dos alimentos ricos em ómega 3

NutriçãoSaúde & Bem Estar

Golden Milk: uma bebida milenar benéfica para o teu organismo

Saúde & Bem EstarSaúde Mental

Ansiedade: identifica os sintomas e descobre como prevenir

SaúdeSaúde & Bem Estar

Ácido úrico elevado: o que é, sintomas e causas