Quantcast
SaúdeSaúde & Bem EstarSaúde Mental

Medo e Fobias: tudo o que precisas saber

Medo e Fobias

O medo é uma das emoções humanas básicas que conhecemos desde sempre, fazendo parte da adaptação e da sobrevivência da espécie humana. Assim, funciona como um instinto – o nosso corpo responde com medo sempre que nos sentimos inseguros. O perigo mantém-nos alerta e prepara-nos para lidar com ele, caso seja necessário. O medo pode ser muito intenso ou apenas ligeiro, durar mais ou menos tempo, dependendo da situação e de cada pessoa.

O medo é saudável quando nos ajuda a ter cuidado perante uma situação que pode ser perigosa, como é o caso das águas profundas do mar, quando não sabemos nadar. No entanto, por vezes, o medo é desnecessário e gera mais cuidados do que os que seriam necessários para a situação, como é exemplo ter medo de apresentar um trabalho na escola ou no trabalho. 

Todavia, um medo razoável pode evoluir para uma fobia, que será excessiva, irracional, que não desaparece mas que persiste com o tempo, em relação a um objecto ou a uma situação (ou mesmo apenas pela sua antecipação, como deixar de dormir só de pensar que vai ter que conduzir na autoestrada).

O que é uma fobia?

As fobias são medos irracionais.
Quando temos uma fobia ficamos ansiosos e com receio perante situações e objectos muito específicos: acontece quando temos fobia de aranhas, alturas, espaços cheios de pessoas ou aviões, por exemplo.

O medo só se torna uma fobia quando nos sentimos ameaçados, de modo exagerado ou irrealista, perante uma situação ou objeto que não representa uma ameaça. 

Assim, sabemos que existem muitos tipos de fobias, desde as mais simples – por exemplo, fobia de cobras, do escuro, de voar, de ir ao dentista ou de ver sangue – às mais complexas – por exemplo, fobia social (sentir-se ansioso na presença de outras pessoas, com receio de ser criticado ou de fazer alguma coisa embaraçosa).

Quais são as causas do medo e fobia:
Porém, sabe-se que as fobias têm uma ligação bastante com traumas e situações passadas. Os medos e as fobias são, portanto, processos mentais inconscientes que se desenvolvem a partir de uma experiência traumática passada.

Alguns sintomas mais comuns de medos e fobias: 

  • Aversão
  • Repúdio
  • Terror
  • Medo extremo
  • Ódio irracional
  • Ansiedade
  • Taquicardia e dificuldade em respirar
  • Transpiração e temores

Qual o tratamento indicado para ultrapassar o medo? 

A forma mais adequada para superar é recorrer à Psicoterapia. O acompanhamento médico é crucial para conseguir técnicas específicas e aprender a lidar perante estas situações.

Related posts
Saúde & Bem EstarSaúde Mental

Comportamentos que impactam a saúde cognitiva

SaúdeSaúde & Bem Estar

Baixas médicas: o que muda em 2024?

FitnessNutriçãoSaúdeSaúde & Bem Estar

Sal: benefícios, cuidados a ter e alternativas

SaúdeSaúde & Bem Estar

Amigdalite e adenoidite: quais as diferenças?