Quantcast
SaúdeSaúde & Bem Estar

Probióticos e os seus benefícios

Probióticos e os seus benefícios

Os probióticos podem ser um ótimo aliado para a tua saúde. É essencial que te sintas bem por dentro e por fora, e o nosso corpo merece a nossa atenção e devemos estar atentos a todos os sinais. O nosso sistema imunitário protege o nosso organismo contra as doenças, mas temos de cuidar bem dele. Há muitas formas de o fazer : uma boa alimentação e exercício físico são vitais para nos sentirmos bem.

Probióticos: O que são?

Segundo a Organização Mundial de Gastreoenterologia, os probióticos são microrganismos vivos que, quando administrados na quantidade adequada, ajudam na digestão e protegem o organismo contra as bactérias.
Sabias que o nosso corpo é o habitat de muitas bactérias? Aquilo que comemos é importante para nos nutrir, mas também a todos os microrganismos que habitam no nosso intestino, daí ser tão importante a ingestão de alimentos onde os probióticos estejam presentes.


probióticos

Quais os benefícios dos probióticos:

Os probióticos são particularmente importantes quando a microbiota intestinal (ou flora intestinal) está desequilibrada.

  • Ajudam a aliviar causas intestinais, como a obstipação, diarreia e inchaço;
  • Ajudam a reduzir o mau-estar causado pela má digestão da lactose.
  • Ajudam a reduzir sintomas da síndrome do intestino irritável.
  • Ajudam a combater infeções respiratórias, intestinais, vaginais e urinárias.
  • São um ótimo aliado para equilibrar a microbiota intestinal após a toma de antibióticos.
  • São essenciais para equilibrar o sistema imunitário.

Alimentos probióticos que ajudam a nossa saúde intestinal:

Não é necessário consumir todos estes alimentos, mas pelo menos um destes alimentos diariamente é essencial para ajudar a equilibrar o nosso organismo e a combater os sintomas acima mencionados.

1. Iogurte Natural
Não há como enganar. É o mais comum dos probióticos, delicioso e fácil de encontrar nos supermercados. Hoje em dia já conseguimos encontrar iogurtes com aroma que contém bactérias igualmente boas, como é o caso dos kefir e dos bifidus, sendo que o kefir tem um número ainda mais elevado de probióticos.

2. Leite fermentado
Obtido a partir da fermentação do leite desnatado, a fermentação é produzida por bactérias boas, os lactobacilos, que ajudam no funcionamento do intestino.

3. Kombucha
É uma bebida fermentada feita a partir de chás que contêm uma cultura de leveduras e bactérias que equilibram a flora intestinal, ajudam a fortalecer o sistema imunológico e melhoram o funcionamento do intestino.

4. Picles de pepino
Muito simples de fazer em casa. Basta colocar os pepinos num frasco de vidro com água e sal e deixar fermentar. Esta opção contém muito mais probióticos.

5. Suplementos
Os probióticos podem também ser consumidos em suplementos alimentares.



Related posts
Saúde & Bem EstarSaúde Mental

Ansiedade: identifica os sintomas e descobre como prevenir

SaúdeSaúde & Bem Estar

Ácido úrico elevado: o que é, sintomas e causas

SaúdeSaúde & Bem Estar

Blefarite: como tratar a inflamação das pálpebras

SaúdeSaúde & Bem Estar

Rosácea: mais do que vermelhidão