Quantcast
SaúdeSaúde & Bem Estar

Saúde no Inverno: 5 dicas para proteger-se do frio

saúde no inverno

O inverno é uma estação do ano caracterizada por temperaturas baixas. Estas condições climáticas favorecem o aparecimento de constipações, gripe, pneumonia, hipotermia, queimaduras pelo frio e outras doenças relacionadas com o frio. Aprenda algumas dicas para proteger-te do frio e manter a tua saúde intacta no inverno.

O inverno no nosso país é caracterizado por períodos de tempo invulgarmente frios. Durante o inverno, as temperaturas descem significativamente abaixo do normal para a região, podendo até resultar em nevoeiro intenso ou queda de neve.

O tempo frio do inverno pode ter consequências graves para a tua saúde. Durante o inverno, o corpo humano necessita de mais energia para regular a temperatura corporal, o que leva à desidratação e ao enfraquecimento do sistema imunitário, aumentando assim o risco de doenças. 

Ainda, quando sais à rua no inverno e não te proteges devidamente do frio, podes entrar em estado de hipotermia. Isto acontece normalmente quando o corpo está exposto a temperaturas frias durante um longo período de tempo e começa a perder calor mais rapidamente. 

Além disso, o ar seco do inverno pode aumentar a probabilidade de infeções respiratórias devido à irritação das vias respiratórias.

Segue estas dicas simples de prevenção para ajudar a proteger a tua saúde dos danos causados pelas temperaturas negativas do inverno:

Usa várias camadas

Veste-te adequadamente para o inverno. Deves escolher roupas quentes e confortáveis. De preferência, cobre-te bem em camadas, em vez de usar uma única camada pesada. Além disso, deves escolher roupas largas e respiráveis e evitar as roupas apertadas.

Hidrata-te

No inverno, é importante beber ainda mais água, pois o corpo perde mais líquido na transpiração.

Uma vez que não sentes sede com tanta frequência em condições de frio, é mais dificil reparares que estás a ficar hidratado. 

Assim, não só deves beber 7-8 copos de água, como também deves adicionar à tua dieta alimentos como legumes, frutas e sopas. 

A desidratação pode fazer com que sintas mais frio e aumenta as hipóteses de apanhares uma constipação.

Alimenta-te bem

Uma alimentação equilibrada é importante para manter a saúde em geral e o inverno não é uma exceção. Para além das sopas e bebidas quentes, existem outros alimentos que podem ajudar-te a manter-te quente durante o inverno. Experimenta consumir gengibre, mel, canela, frutos secos, pimenta, açafrão e ovos.

De modo a fortalecer o teu sistema imunitário, deves consumir laranja ou limão, que são ricas em vitamina C, assim como couve e brócolos, também ricos em vitamina A e C, e como fontes de proteina podes utilizar os feijões e lentilhas, que são uma opção muito saúdavel.

Fica em casa

Se possível, tenta ficar em casa quando a temperatura for demasiado baixa para ti.

As vagas de frio são muito comuns no inverno, mas normalmente duram apenas uns dias, por isso evita sair muito de casa nesses dias. Se for necessário abandonares o teu lar, limita o teu tempo ao ar livre e faz pausas frequentes para te aqueceres.

Não te canses

E por último, evita cansar-te demasiado. A exaustão é um dos principais fatores do aumento das probabilidades de contrair hipotermia.

Claro que deves continuar a mexer-te. A prática de exercício é muito benéfica para a nossa sáude, mesmo no inverno. Mas não deves ficar totalmente exausto. Se te sentires cansado ou com tonturas, deves abrandar o ritmo e descansar um pouco.

Related posts
SaúdeSaúde & Bem Estar

Rosácea: mais do que vermelhidão

NutriçãoSaúdeSaúde & Bem Estar

Leite de vaca: 10 benefícios para a saúde

SaúdeSaúde & Bem Estar

Glaucoma: como tratar a doença que pode levar à cegueira

SaúdeSaúde & Bem Estar

Hepatite A: tudo o que precisas de saber