Início » Saúde e Beleza » Chás e infusões para tratar a constipação
Nutrição Saúde e Beleza Saúde e Bem-Estar

Chás e infusões para tratar a constipação

Chás e infusões

Com a chegada do tempo mais frio e das grandes variações de temperatura que marcam o início do outono, é quase inevitável que as chatas e incómodas constipações acabem por aparecer deixando-nos fungosos e com tosse.

Ir à farmácia comprar uma aspirina ou um paracetamol é uma das soluções, mas para quem não entregar a cura da sua constipação a fármacos não é solução, os chás e infusões aparecem como uma excelente alternativa.

Para tratar a sua constrição de forma natural, eis cinco chás e infusões que não pode deixar de tomar:

  • Chá de limão, alho e gengibre

Devido à presença da alicina no alho, de compostos fenólicos (gingerol, chogaol e zingerona) no gengibre e da nossa bem conhecida vitamina C no limão, este chá apresenta propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que ajudam a combater os sintomas da constipação como a dor de garganta e o mal-estar geral. 

Além disto, o chá de limão, alho e gengibre ajuda a fortalecer o sistema imunitário e diminui a duração da constipação.

Uma nota: o gengibre não deve ser consumido por pessoas que estejam a tomar anticoagulantes.

  • Chá de eucalipto

São conhecidos os efeitos benéficos para o descongestionamento das vias nasais da inalação de vapor de água quente com folhas de eucalipto, uma vez que estas possuem um composto, conhecido por eucaliptol, que ajuda a limpar a secreção das vias respiratórias.

Para além das inalações, as folhas de eucalipto podem servir para preparar chás e infusões infusão que podem ser um aliado no tratamento das constipações, uma vez que, além de ajudarem a descongestionar as vias nasais, aliviam a febre e diminuem as náuseas.

Nota: pessoas com a pele sensível ou extremamente alérgicas devem consultar um médico antes de beber chá de eucalipto.

  • Chá de hortelã

Rico em mentol, óleo essencial que ajuda no tratamento do nariz entupido, dor de cabeça e tosse, o chá de hortelã apresenta propriedades antibacterianas, antivirais e anti-inflamatórias, que ajudam o corpo a combater a constipação de forma mais rápida.

  • Chá de casca de salgueiro-branco

Conhecido cientificamente como Salix alba, o salgueiro-branco tem fortes propriedades analgésicas e anti-inflamatórias devido a presença de salicina, que é uma substância semelhante ao ingrediente principal da aspirina.

Devido a estas propriedades, o chá de casca de salgueiro-branco apresenta-se como uma boa opção para aliviar a dor de garganta, dor muscular e mal-estar geral.

Nota: este chá não deve ser consumido por crianças, mulheres grávidas ou que estejam a amamentar, pessoas alérgicas à aspirina ou que estejam a tomar anticoagulantes. Além destas contraindicações, pessoas com problemas gastrointestinais, como úlceras, gastrite, refluxo gastroesofágico, colite ou diverticulite, devem abster-se de tomar chá de salgueiro-branco.

  • Chá verde

A presença de compostos fenólicos na sua composição, como a epigalocatequina, dá ao chá verde um lugar no tratamento natural das constipações. Assim, tomar este chá, ajuda a reduzir o stress oxidativo causado pelos radicais livres nas células, o que melhora a ação do sistema imunitário ajudando, deste modo, o corpo a combater infecções. 

Para além disto, o chá verde melhora a disposição e dá mais energia, combatendo o cansaço e o mal-estar geral comuns da constipação.

O chá verde pode ser utilizado na forma de chás, infusões ou extrato natural, e deve ser utilizado com orientação médica pois a sua utilização em excesso pode prejudicar o fígado.

Nota: chá verde não deve ser consumido por crianças, mulheres grávidas ou que estejam a amamentar, pessoas que sofrem de insónia, hipertireoidismo, gastrite ou hipertensão arterial. Como contém cafeina na sua composição, deve-se evitar tomar este chá à noite ou em quantidade superior à recomendada.

Publicidade