Neste artigo conhece os vários tipos de sementes e como os mesmos podem beneficiar a tua saúde.
- Sementes de Abóbora
Recheadas de ômega-3, vitamina E, magnésio, entre muitos outros componentes, as sementes de abóbora ajudam na perda de peso, na diminuição da inflamação e no combate da anemia, protegendo assim as células do organismo, de modo a promover o bem-estar.
Além disso, estas sementes ajudam a combater o excesso de stress e do cansaço, auxiliando assim na estimulação da memória cerebral.
- Sementes de Chia
Os benefícios que as sementes de chia oferecem para a nossa saúde já são conhecidas há centenas de anos, devido ao aumento de resistência que a mesma origina contra as doenças, fornecendo assim propriedades anti-inflamatórias.
Deste modo, estas sementes ajudam a controlar a glicose, a prevenir as doenças cardiovasculares e o combate à prisão de ventre.
- Sementes de sésamo
Também conhecidas como “Gergelim”, as sementes de sésamo podem ser facilmente incluídas na alimentação, fornecendo assim propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Este ingrediente auxilia também na redução dos níveis de colesterol, e no controle da pressão arterial.
As sementes de sésamo também estão recheadas de vitaminas, como a vitamina E, vitaminas de complexo B e em minerais como o ferro, zinco e o fósforo.
- Sementes de Quinoa
Cultivada há mais de 5000 anos, as sementes de quinoa constituem um elevado teor de proteínas e de gorduras polinsaturadas. A quinoa também contêm uma grande riqueza de fibras e minerais, como o cálcio, a vitamina B2, o ferro, entre outros.
O consumo desta componente ajuda no melhor controlo da glicemia, auxiliando assim no transporte de oxigénio para as células e para a formação dos ossos e dos dentes.
- Sementes de Linhaça
As sementes de linhaça podem ser consumidas juntamente com a salada, com o iogurte ou até mesmo com os cereais, de modo a prevenir as doenças cardiovasculares e o risco de surgir alguma doença cancerígena. Mas este ingrediente também ajuda na diminuição e na intensidade de algumas características provocadas pela menopausa.
Dicas de receitas
- Lombo de salmão em crosta de sementes
Para esta receita precisas de 400 gr de lombos de salmão sem espinhas e sem pele, 4 colheres de sopa das sementes que mais gostas, colocar o forno a pré-aquecer a 180º e esperar até o teu ser confecionado.
Clica neste link e descobre o passo a passo desta receita para desfruta desta delícia.
- Panqueca de banana com sementes de linhaça
E que tal uma panquecas de banana com sementes de linhaça?
Necessitas apenas de esmagar ½ banana, 2 ovos, 65 gr de farinha de linhaça e 60 ml de bebida vegetal. Esmaga as bananas e mistura os restantes dos ingredientes até obteres uma massa homogênea, em seguida aquece a tua frigideira e prepara um sumo natural para desfrutares deste lanche saudável.
Consegues ter acesso à esta receita completa clicando neste link.
- Cuscuz de quinoa acompanhado de ervilhas e sementes de chia
Para confecionares esta receita separa 100 gr ervilhas, 300 gr de quinoa pré-cozida, 100 gr de curgete, metade de um pimento vermelho e um pimento de amarelo, entre outros ingredientes. E para incrementar esta delícia, serve esta receita acompanhada de uma colher de iogurte e uma pitada de casca de limão.
Descobre o passo a passo deste prato principal através deste link.
- Filhoses com calda de mel e sementes de sésamo
Para esta guloseima, mistura a farinha, os ovos, o sumo de laranja, o sal, o azeite, a manteiga, as raspas de laranja e a aguardente dentro de uma batedeira. Em seguida retira a massa da batedeira, amassa ligeiramente a mesma e deixa descansar de um dia para o outro.
Todos os detalhes desta sobremesa encontras no link.
Importante: Caso queiras introduzir os tipos de sementes de forma mais rigorosa na tua alimentação e na tua dieta , aconselhamos-te a consultar um médico especialista.
Agora que já conheces estes tipos de sementes, clica no link e descobre como confecionar três receitas rápidas e saudáveis.