Há cada vez mais pessoas a fazer um investimento na alimentação, procurando refeições e produtos saudáveis que fortaleçam o seu corpo. Ocasionalmente, há alimentos que saltam para a ribalta, evidenciando-se pelos benefícios que geram no organismo, como é o caso do Golden Milk.
Ora, uma das tendências que se tornou bastante popular neste universo da comida saudável é uma bebida milenar. Apesar de ter uma história antiga, esta bebida tem revolucionado o mundo atual da comida saudável.
Descobre as diversas vantagens que o consumo regular desta bebida pode gerar no teu corpo.
O que é o Golden Milk?
Esta bebida, também chamada de leite dourado, tem uma origem bastante antiga. O Golden Milk consiste numa bebida da Ayurveda (ciência da vida). Trata-se assim de um produto da medicina tradicional indiana.
O Golden Milk é uma bebida bem-condimentada que pode servir como um tónico que apresenta grande riqueza em antioxidantes. Ela consiste numa mistura de leite de coco (noutras receitas, usa-se leite de vaca ou plant-based) e curcuma.
Além disso, há muitas especiarias que podem ser adicionadas, nomeadamente canela, pimenta, cardamomo, gengibre ou cravo-da-Índia. A presença de gorduras saudáveis destaca-se nesta bebida como, por exemplo, do óleo de coco. Desta forma, consegue-se aumentar a respetiva absorção e biodisponibilidade da cúrcuma.
Haldi Ka Doodh é o nome original desta bebida tradicional da Índia. Golden Milk, que podemos traduzir livremente para “leite dourado”, é uma bebida usada há milhares de anos na cultura indiana.
Ao longo do tempo, o Golden Milk foi usado na Índia como um remédio caseiro de mãe / da avó, para os dias maus. O Haldi Ka Doodh era usado como solução “milagrosa” para resolver diversos problemas de saúde, como melhorar o sistema imunitário, tratar constipações, tosse, inflamação, dores no corpo e cansaço,…
Benefícios do Golden Milk
Esta bebida milenar está associada a diversos benefícios para a saúde. São tantos que até nos suscita a dúvida: será mesmo verdade?
Contudo, vários especialistas defendem que esta bebida tem realmente diversos efeitos positivos poderosos. Eis alguns deles:
- Ajuda a emagrecer;
- Ajuda na digestão;
- Aumenta o nível de energia;
- Atua como analgésico;
- Atua na prevenção de infeções;
- Auxilia no controlo da tensão arterial;
- Baixa os níveis de triglicerídeos;
- Combate a fadiga persistente;
- Combate as insónias;
- Controla os níveis de colesterol no sangue;
- Desintoxica o fígado;
- É um anticancerígeno natural;
- É um antioxidante natural;
- Fortalece o sistema imunitário;
- Melhora a atividade cerebral e a memória;
- Melhora a circulação sanguínea;
- Melhora o humor;
- Previne problemas cardiovasculares;
- Purifica o sangue;
- Reduz os problemas neurológicos;
- Tem uma ação anti-inflamatória;
- Tonifica a pele;
- Torna a pele mais saudável.
Quando (e como) deve tomar?
O melhor momento para beber o Golden Milk é antes de ir para a cama. Preferencialmente, deves bebê-lo a uma temperatura quente. Contudo, podes também beber o Golden Milk durante o dia. Por exemplo, em substituição do chá ou do café. Há até pessoas que recomendam misturar o Golden Milk com o café.
Esta bebida pode ser usada como um ingrediente-chave em várias receitas, sejam doces ou salgadas, nomeadamente pipocas, risotos e frango. O Golden Milk atua no organismo como um digestivo. Como esta bebida é bastante saciante, o seu consumo pode ser feito após o almoço, o que impede que haja apetite por doces.
Para algumas pessoas, o Golden Milk pode ser consumido após um longo dia de trabalho, pois, como se trata de uma bebida relaxante, gera esse efeito positivo depois de ser ingerida.
No entanto, o Golden Milk é frequentemente consumido de manhã, porque proporciona um boost de imunidade que o corpo agradece.
Quem deve tomar?
Este leite dourado atua como uma bebida poderosa que fortalece o nosso corpo de diversas formas. No entanto, é fundamental que se utilizem ingredientes naturais e concentrados para que o Golden Milk possa proporcionar todas as propriedades que tantos benefícios geram no nosso organismo.
Esta bebida tem a vantagem de poder ser consumida a qualquer hora do dia (embora haja momentos mais favoráveis ao seu consumo, como se teve a oportunidade de confirmar) e de ser preparada de modos diversos.
Há a forma mais tradicional e popular de fazer o leite dourado. No entanto, o Golden Milk também pode ser confecionado recorrendo aos modernos robots de cozinha. Além dos ingredientes habituais, podes enriquecer a bebida com produtos biológicos ou vegan para que esta bebida possa ser consumida por todos os interessados.
Receita clássica do Golden Milk
Ingredientes
- 1 colher (sopa) de mel
- 1 colher (chá) de cúrcuma (ou açafrão-da-terra)
- 1/4 colher (chá) de gengibre (em pó)
- 1/4 colher (chá) de cardamomo (em pó)
- 1/4 colher (chá) de canela (em pó)
- 2 colheres (sopa) de água fervente
- 2 xícaras (chá) de leite de coco (ou leite de amêndoas)
Modo de Preparação
- Começa por colocar todos os ingredientes listados próximos de ti, à disposição.
- Primeiro, junta mel, cúrcuma, gengibre, cardamomo e canela numa taça.
- Em seguida, mistura os ingredientes.
- Depois, após misturares bem, adiciona a água fervente.
- Posteriormente, mexe os ingredientes para dissolver o mel.
- Então, acrescenta o leite.
- Por fim, mexe mais um pouco.
- Está pronto a ser consumido…
- Bom proveito!
Nota: também podes juntar açafrão e, se preferires, podes substituir o mel por outros adoçantes naturais.