Início » Formação » Geek Girls Portugal – Mulheres na Tecnologia
Carreira Formação

Geek Girls Portugal – Mulheres na Tecnologia

geek girls portugal
A Geek Girls Portugal pretende ajudar a atingir a total igualdade de oportunidades entre homens e mulheres no mercado laboral tecnológico.

Apesar da tecnologia não ter género, a verdade é que o novo mundo laboral que esta nos oferece ainda traz consigo desafios a serem vencidos para que se atinja a total igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, algo que a Geek Girls Portugal pretende ajudar a concretizar.

O que são as Geek Girls Portugal?

Nascida em 2010, ainda sob a designação de Portugal Girl Geek Dinners, a comunidade Geek Girls Portugal (G2PT) assume-se como uma rede que procura dar a conhecer e juntar mulheres na área tecnológica através de encontros regulares.

A partir de 2016, data de mudança de nome para Geek Girls Portugal, a informalidade que marcou os primeiros anos de vida da comunidade foi deixada para trás e veio à tona uma missão mais abrangente.

Esta nova missão passa, entre outras coisas, por envolver, inspirar e capacitar mulheres não só através de encontros e workshops, mas também com sessões de sensibilização em escolas para inspirar jovens mulheres, e mentoria para apoiar o desenvolvimento e progressão profissional de mulheres na área tecnológica.

  • Encontros

Como referimos, as Geek Girls Portugal começaram o seu ativismo com os já referidos encontros. 

Estes encontros são organizados pelas embaixadoras da comunidade nas diferentes cidades onde já chegou o projeto (Porto, Lisboa, Aveiro, Coimbra, Braga, Faro e Leiria) com o apoio de diferentes empresas que patrocinam e cedem espaços para a realização dos encontros.

Por norma, estes encontros seguem um “programa” de onde contam duas palestras, uma apresentação e visita à empresa que as acolhe, seguida de um almoço/jantar informal para networking.

As temáticas das palestras estão, como não podiam deixar de ser, ligadas à Tecnologia e vão das áreas mais técnicas (electrónica, software, hardware, etc.) até a metodologias de gestão de projetos, gestão para a inovação, digital media ou mesmo temas motivacionais.

  • Workshops

Depois da mudança de nome, surge a necessidade de aprofundar o papel das Mulheres na Tecnologia o que acaba por dar azo à organização de Workshops específicos de temas que sejam do interesse das “Geeks portuguesas”.

Por exemplo, quando de um encontro nasce a necessidade ou o interesse de aprofundar um tema mais técnico ou de desenvolvimento de carreira, a comunidade, através das suas geeks, organiza um workshop sobre esse mesmo tema e que é aberto a todas as “Geek Girls” de Portugal.

  • Escolas

Todas as revoluções ou transformações sociais têm, ou devem ter, por base a Educação. Por isso, no sentido de encorajar e inspirar jovens mulheres a optarem por uma carreira na área tecnológica, desmistificando estereótipos e apresentando profissionais-modelo, a Geek Girls Portugal promove junto das escolas sessões de sensibilização com profissionais das diferentes áreas da tecnologia, bem como workshops atrativos para este segmento.

Para que este objetivo de encorajamento e empoderamento das jovens do país possa ser realizado, basta que um professor ou uma escola contacte a Geek Girls Portugal e exponha o seu interesse em realizar uma sessão de sensibilização no seu estabelecimento escolar.

  • Mentoria

Com cada vez mais mulheres a procurar desenvolver as suas capacidades e carreiras na área da tecnologia, a Geek Girls Portugal decidiu dar um passo em frente e arrancou com o projeto de Mentoria.

Na prática, este projeto, que se encontra em fase de construção do plano de ação, vai procurar apoiar e orientar a carreira profissional das mulheres no ramo tecnológico e, igualmente, também atingir as camadas mais jovens, orientando-as e dando-lhes a conhecer as diversas áreas onde podem exercer profissionalmente uma carreira tecnológica.

Como fazer parte da comunidade?

Existem duas formas das mulheres participarem na comunidade Geek Girls Portugal: Geek ou Active Geek.

  • Geek

Na comunidade Geek Girls Portugal, uma Geek é uma mulher que participa nos encontros, workshops e atividades e que, através da rede da comunidade, contribui para fortalecer e inspirar a partilha entre mulheres na área da tecnologia.

Todas as mulheres com interesse na área tecnológica e que pretendam receber informação sobre atividades e ofertas de emprego, fazer parte do fórum de discussão e participar nos encontros, workshops, atividades da Geek Girls Portugal podem inscrever-se no formulário que lhes será apresentado na seguinte página: https://geekgirlsportugal.pt/como-geek/

  • Active Geek

Quando uma mulher já é “Geek”, mas pretende ter um papel mais ativo na comunidade pode passar a contribuir para a missão das Geek Girls Portugal a título pessoal como Active Geek.

Isto significa que, após o preenchimento do formulário presente na página https://geekgirlsportugal.pt/como-activegeek/, as novas “Active Geeks” serão convidadas, dependendo da sua preferência ou disponibilidade, para fazer uma apresentação num dos encontros ou workshops, participar numa visita a uma escola, ou mesmo organizar um encontro na sua cidade.

Publicidade

Sobre o autor

Formação

Adicionar Comentário

Clique aqui para enviar um comentário

Publicidade