Quantcast
SaúdeSaúde & Bem Estar

Limpeza dos ouvidos: devemos usar cotonetes?

Limpeza dos ouvidos: devemos usar cotonetes?

Limpar os ouvidos é uma parte importante da higiene pessoal, mas a forma como os limpamos é um tema de debate. Um método que tem sido popular durante décadas é a utilização de cotonetes, mas será que esta é realmente a melhor forma de limpeza dos ouvidos?

Apesar de muitas pessoas considerarem um sinal de falta de higiene, a cera dos ouvidos, produzida pelas glândulas da pele do canal auditivo externo, funciona como uma barreira protetora para a pele do canal auditivo. Neste sentido, ela tem a função de lubrificar o canal auditivo, impedir que a sujidade chegue ao interior do ouvido e evitar o desenvolvimento de infeções e o crescimento de bactérias.

Acumulação de cera nos ouvidos

Geralmente, a cera acaba por secar e cair do nosso ouvido por ela própria, principalmente durante o banho. No entanto, nalguns casos ela pode acumular-se e causar problemas como:

  • diminuição auditiva;
  • comichão anormal;
  • sensação de ouvido cheio ou entupido;
  • apitos ou zumbidos;
  • dor de ouvidos;
  • corrimento ou mau cheiro.

Devemos usar cotonetes na limpeza dos ouvidos?

A presença de cera nos ouvidos pode causar desconforto, o que nos pode levar a recorrer ao uso do cotonete em casa, mas esta não é a melhor opção para limpar o canal auditivo. As razões para evitar a utilização de cotonetes são inúmeras. 

Primeiro, inserir cotonetes no ouvido externo pode danificar a pele sensível e delicada do canal auditivo, resultando em sangramento, irritação, infeções de ouvido e outras complicações que podem causar perda auditiva temporária ou, em casos mais graves, permanente. Ocasionalmente, a ponta de um cotonete pode partir-se e ficar presa no canal auditivo, causando novamente infeção, perda de audição e dor. 

Devido à forma do ouvido, o cotonete não só não remove a cera da melhor forma, como pode mesmo empurrá-la mais para dentro. Isto, por sua vez, afeta a cera, tornando-a mais difícil de remover e pode causar bloqueios dentro do canal auditivo, o que pode levar a dores de ouvido, zumbidos ou perda de audição. Quanto mais impactada estiver a cera, mais difícil será a sua remoção e só a ajuda profissional especializada de um otorrinolaringologista qualificado poderá remover a cera em segurança.

É importante lembrar que não são os únicos objetos inapropriados para limpeza dos ouvidos. Há vários objetos que não deves usar para o efeito, como por exemplo:

  • ganchos; 
  • pinças; 
  • canetas e lápis; 
  • palhas; 
  • clips; 
  • brinquedos.

Como limpar os ouvidos sem cotonetes

Se desejas limpar os ouvidos, o mais aconselhado é utilizar a ponta de uma toalha ou compressa ligeiramente humedecida. Caso não seja suficiente, as farmácias vendem sprays específicos para o efeito, mas que não devem ser utilizados em casos de infeção no ouvido ou perfuração do tímpano.

Se estiveres a ter problemas de audição ou se tiveres água retida no ouvido, consulta um otorrinolaringologista. Dependendo da firmeza e profundidade da cera, os profissionais de saúde utilizarão diferentes ferramentas para a retirar. 

Related posts
SaúdeSaúde & Bem Estar

Rosácea: mais do que vermelhidão

NutriçãoSaúdeSaúde & Bem Estar

Leite de vaca: 10 benefícios para a saúde

SaúdeSaúde & Bem Estar

Glaucoma: como tratar a doença que pode levar à cegueira

SaúdeSaúde & Bem Estar

Hepatite A: tudo o que precisas de saber