Quantcast
NutriçãoSaúdeSaúde & Bem Estar

Unhas fracas e saúde: qual a relação? 

Unhas fracas e saúde

O que as unhas fracas revelam sobre a nossa saúde?

As alterações na cor, formato e as unhas fracas podem ter vários significados e estar relacionado com a nossa saúde. Para quem acha que as unhas não são importantes para a nossa saúde, engana-se. Para além da sua função fundamentalmente mecânica (na proteção e estabilização da extremidade dos dedos e na potenciação da sensibilidade tátil), são uma importante fonte de informação relativamente ao estado da nossa saúde. Claro está que, sempre que sentirmos que algo não está bem com a nossa saúde e o nosso corpo, é fundamental consultar um médico especialista, mas a verdade é que as unhas podem dar algumas pistas sobre o estado do nosso organismo.

Contudo, vejamos o que significam alguns casos: 

O que quer dizer a alteração da cor das unhas?

  •  Sem cor: a palidez da unha pode ser sinal de problemas como anemia (deficiência de ferro), doença do fígado, má nutrição ou até insuficiência cardíaca.
  • Brancas: quando estão maioritariamente brancas, com os rebordos mais escuros, existe a possibilidade de problemas a nível do fígado, como hepatite.
  • Amarelas: a infeção fúngica é uma das causas mais comuns. À medida que a infeção piora, o leito ungueal (parte de baixo da unha) pode retrair e as unhas podem ficar mais finas e partir-se. 
  • Azuladas: pode significar que o seu corpo não está a receber oxigénio suficiente. Pode também indicar um problema de coração ou de circulação.

E quanto à forma das unhas?

  • Onduladas: quando surgem ondulações poderá ser uma manifestação precoce de psoríase ou artrite.
  • Curvadas: pode ter origem numa deficiência de oxigénio que, por sua vez, pode ser causada por doença inflamatória do intestino, doença cardíaca, do fígado ou dos pulmões.
  • Com depressões: as linhas de Beau são depressões transversais na unha e podem ser sinal de má nutrição, sarampo, papeira, escarlatina, doença vascular periférica, pneumonia, diabetes descontrolada ou deficiência de zinco.

E quando as unhas ficam mais quebradiças?

As unhas fracas estão relacionadas a alguns hábitos diários como lavar as mãos muitas vezes, a exposição das mãos a detergentes, exposição a diferentes temperatura como o frio ou o calor, mas também pode acontecer na sequência de diversos e pequenos traumas a que as nossas mãos estão sujeitas no dia a dia. Há também alguns fungos que podem aparecer nas unhas que as tornam mais fracas. Caso suspeites que possa ser um fungo, deves consultar um dermatologista para avaliar.

Significado das unhas fracas na nossa saúde

 No entanto, as unhas fracas, ressecadas e quebradiças também podem ser um sinal de problemas de saúde, como a falta de vitaminas e minerais, anemia, problemas na tireóide, ou outro problema. Assim, e caso o problema persista, deverás sempre consultar um médico para que seja feito o tratamento adequado ao problema.

Related posts
SaúdeSaúde & Bem Estar

Rosácea: mais do que vermelhidão

NutriçãoSaúdeSaúde & Bem Estar

Leite de vaca: 10 benefícios para a saúde

SaúdeSaúde & Bem Estar

Glaucoma: como tratar a doença que pode levar à cegueira

SaúdeSaúde & Bem Estar

Hepatite A: tudo o que precisas de saber