Quantcast
BelezaSaúdeSaúde & Bem Estar

Saúde capilar: como os alimentos podem ajudar

Saúde Capilar

Caso te tenhas apercebido que a saúde do teu cabelo está mais frágil, é importante ficares de olho na tua rotina capilar e consequentemente nos teus hábitos alimentares, pois eles podem estar ligados e pôr em causa a tua saúde capilar. 

«Somos o que comemos». A frase, proferida por Hipócrates, pai da medicina, há mais de 2500 anos, continua a ser adequada e não poderia estar  mais certa e atual.
Bem sabemos que os alimentos que ingerimos diariamente são a fonte de energia do nosso corpo, e quanto mais rica, variada, nutritiva e equilibrada é a nossa alimentação, mais resultados teremos para conseguir um cabelo saudável e com uma boa aparência.

Os alimentos para fortalecer o cabelo são, principalmente, alimentos ricos em proteína, como o peixe, o ovo, a carne, a gelatina, o leite e derivados, uma vez que porque as proteínas são compostas por aminoácidos, como a queratina, que protegem e fortalecem os fios de cabelo, prevenindo e tratando a queda. No entanto, também é importante fazer ingestão de certas vitaminas e minerais como o zinco, ferro, ômega 3 ou biotina, que são essenciais para o crescimento do cabelo.

Como alguns alimentos podem contribuir e muito para uma saúde capilar:

#1. Vitaminas e Minerais:
O ferro ajuda a transportar oxigénio para os folículos e o zinco é responsável por cabelos brilhantes. Podes encontrar facilmente estes nutrientes em muitos alimentos, como quinoa, feijão, nozes, lentilhas e laranjas.

#2. Proteína:
O cabelo é composto principalmente de proteínas. Caso a tua alimentação seja baixa em proteína, o crescimento do cabelo tende a estagnar. Ao adicionares à tua alimentação mais grão, nozes, feijão, sementes e folhas verdes vais estar a contribuir para uma saúde capilar mais reforçada.

#3. Biotina:
Importante para manter a saúde da pele e dos cabelos, podes encontrar a biotina naturalmente em alimentos como amêndoas, avelãs e cereais integrais, abacate, ovos, batata-doce, entre outros.

#4. Ômega:
O ômega 3 possui uma quantidade significativa de proteínas, que ajuda a manter o cabelo saudável. Estes nutrientes agem nos folículos pilosos, intensificando o crescimento das fibras. E ainda, ajudam a fortalecer a raiz e a evitar a queda.
Podes facilmente encontrá-la no salmão, sardinha e truta, abacate, sementes de abóbora, nozes, sementes de linhaça e chia.

Bons hábitos alimentares podem ser uma grande ajuda para a saúde capilar, no entanto, caso sintas uma queda de cabelo acentuada, deves sempre consultar um médico especialista. 

Related posts
Saúde & Bem EstarSaúde Mental

Ansiedade: identifica os sintomas e descobre como prevenir

SaúdeSaúde & Bem Estar

Ácido úrico elevado: o que é, sintomas e causas

SaúdeSaúde & Bem Estar

Blefarite: como tratar a inflamação das pálpebras

SaúdeSaúde & Bem Estar

Rosácea: mais do que vermelhidão