Quantcast
BelezaNutriçãoSaúdeSaúde & Bem Estar

Queda de cabelo nas mulheres: as principais causas

Queda de cabelo nas mulheres

A queda de cabelo afeta cerca de 6 a 38% das mulheres em todo o mundo, segundo um estudo publicado no British Journal of Dermatology Em Portugal, 60% da população sofre de queda de cabelo, que costuma ser hereditária. Mas calma, nem sempre a queda de cabelo é sinal de alarme e é perfeitamente normal perderes alguns fios de cabelo por dia. Com isto, não quer dizer que não estejas atenta!

Também a queda de cabelo nas mulheres tem origem em vários fatores, desde genética até desequilíbrios hormonais e estilo de vida. Estar atenta e tomar medidas preventivas, como uma dieta saudável e cuidados adequados com o cabelo, juntamente com uma boa e equilibrada gestão de stress, pode ajudar a combater este problema que afeta tanto homens como mulheres. No entanto, caso aches que a queda de cabelo é em excesso, não deves deixar de procurar a orientação de um profissional de saúde para identificar a causa exata e determinar o melhor tratamento.

Sabias que também o cabelo é o reflexo do nosso organismo? Se algo não está bem, também o nosso cabelo pode ficar mais fragilizado. Para que não te escape nada, vamos deixar-te aqui as principais causas da queda de cabelo nas mulheres para que possas estar atenta e procurar ajuda especializada:

As principais causas podem ser dividas nas seguintes categorias:

  1. Genética: A genética pode desempenhar um papel importante na queda de cabelo. A condição conhecida como alopecia androgenética pode ser hereditária e levar a um maior enfraquecimento do cabelo e consequentemente da sua queda.
  2. Desequilíbrio Hormonal: Mudanças hormonais, como as que ocorrem durante a gravidez, pós-parto, menopausa ou até distúrbios da tireoide, podem desencadear a queda de cabelo. Também as hormonas desempenham um papel crucial na saúde capilar e a sua alteração pode resultar numa maior predisposição de queda de cabelo nas mulheres.
  3. Estilo de Vida: Uma vida cheia de stress, falta de sono adequado e uma má alimentação podem contribuir para a queda de cabelo. O nosso organismo precisa de nutrientes essenciais, como vitaminas e minerais, para manter a saúde capilar.

A queda de cabelo nas mulheres pode ser combatida eficazmente quando conjugada com cuidados nutricionais, hábitos de cuidados capilares suaves, uma boa e equilibrada gestão do stress e, se necessário, uma boa orientação médica. Com os cuidados e os profissionais certo é possível minimizar e até reverter -em alguns casos- a queda de cabelo nas mulheres, contribuindo assim para uma saúde capilar duradoura e uma autoestima renovada.

Related posts
NutriçãoSaúde & Bem Estar

Benefícios dos alimentos ricos em ómega 3

NutriçãoSaúde & Bem Estar

Golden Milk: uma bebida milenar benéfica para o teu organismo

Saúde & Bem EstarSaúde Mental

Ansiedade: identifica os sintomas e descobre como prevenir

SaúdeSaúde & Bem Estar

Ácido úrico elevado: o que é, sintomas e causas