Quantcast
FitnessSaúdeSaúde & Bem Estar

Treinos de Força são excelentes para a saúde

Treinos de força

Neste artigo, mostramos-te como realizar treinos de força, bem como alguns dos diversos benefícios deste tipo de atividade física.

Para ter um corpo mais tonificado e eliminar os níveis de gordura corporal, um dos melhores tipos de atividade física são, para qualquer idade, os treinos de força

Existem alguns géneros diferentes de treinos de força: os de força de resistência, que consiste em realizar uma contração muscular durante o maior tempo possível, força máxima, ou seja recorrer à maior força que os músculos conseguem desenvolver, e força rápida, isto é, vencer uma resistência o mais depressa possível.

É preciso, no entanto, recordar que, se procuras definir e aumentar a tua massa muscular, não basta apenas apostar neste tipo de treinos, apesar de ser uma das partes mais importantes do processo. É também necessário controlar a alimentação e promover um descanso adequado, deixando o corpo regenerar equilibradamente.

Mas agora passamos para a parte que realmente interessa: como se planeia e faz um bom treino de força?

Em primeiro lugar, é preciso definir que objetos utilizamos como resistência, podendo estes ser halteres, discos, barras, máquinas, elásticos ou até o nosso próprio peso corporal.

Em segundo lugar, há que ter em conta algumas variáveis, como que exercícios vamos realizar, intensidade dos mesmos, em que ordem serão executados, volume, tempo de intervalo entre sets, velocidade de execução, entre outros fatores.

Em último lugar, define as tuas metas e mentaliza-te que que não deves comparar os teus resultados aos de outras pessoas, dado que as necessidades, especificidades e objetivos de cada indivíduo são diferentes.

Segue estes pontos e verás que serão a principal diferença entre realizar um treino mais eficaz e um menos conseguido!

Este tipo de atividade física é especialmente benéfica em adultos com mais de 30 anos, visto que essa é a idade em que, normalmente, começamos a perder força e massa muscular, mesmo que não reparemos.

Para terminar, apresentamos-te alguns dos benefícios de uma aposta regular em treinos de força.

  • Aumenta substancialmente a força;
  • Ajuda a manter o equilíbrio e coordenação motora;
  • Aumenta massa magra;
  • Estimula a metabolização da massa gorda;
  • Melhora a postura;
  • Potencia a metabolização da massa gorda;
  • Fortalece a densidade mineral óssea;
  • Melhora o humor e aumenta os níveis de energia;
  • Melhora a qualidade de sono.
Related posts
NutriçãoSaúdeSaúde & Bem Estar

Leite de vaca: 10 benefícios para a saúde

SaúdeSaúde & Bem Estar

Glaucoma: como tratar a doença que pode levar à cegueira

SaúdeSaúde & Bem Estar

Hepatite A: tudo o que precisas de saber

SaúdeSaúde & Bem Estar

Falta de Vitamina D: quais as consequências?