Início » Saúde e Beleza » Quais os benefícios de ter plantas em casa?
Saúde e Beleza Saúde e Bem-Estar

Quais os benefícios de ter plantas em casa?

Plantas em Casa
Ter plantas em casa não é apenas uma opção meramente estética.

Ter plantas em casa não é apenas uma opção meramente estética. Existem plantas para todos os gostos e feitios, mas, desde que sejam naturais, quando o “verde” inunda a casa, podemos sempre contar com a colheita de inúmeros benefícios. Venha conhecê-los!

Conheça os benefícios de ter plantas em casa

 

  • Ar mais puro e respirável

Com plantas dentro de casa, aquilo que acontece a nível macro poderá passar a acontecer, igualmente, dentro de sua casa. Passamos a explicar.

Da mesma forma que as grandes florestas retêm o dióxido de carbono e libertam oxigénio através da fotossíntese, quando levamos plantas para dentro de casa acabamos por levar todo este processo com elas.

Opte por plantas como orquídeas, suculentas ou bromélias epifíticas pois estas são excelentes captoras de dióxido de carbono. Coloque-as nos quartos para refrescar o ar durante a noite.

As plantas também têm uma importante função na purificação do ar dentro de casa. Segundo um estudo da NASA, aas plantas removem toxinas do ar – até 87% dos compostos orgânicos voláteis (COV) a ciclo de 24 horas.

Estes COVs incluem substâncias como formaldeído (presente em tapetes, vinil, fumo de cigarro e sacos de supermercado), benzeno e tricloroetileno (ambos encontrados em fibras artificiais, tintas, solventes e tintas).

Para purificar o ar coloque uma planta maior a cada 30 metros quadrados.

  • Saúde

Para além da beleza e, como vimos no ponto anterior, da capacidade de purificação do ar, são inúmeros os benefícios das plantas para a saúde.

Começamos por um estudo da Kansas State University que colocou plantas em quartos de hospital concluindo que estas aceleravam as taxas de recuperação de pacientes cirúrgicos.

Quando se comparou os resultados obtidos em quartos com plantas com aqueles que não as tinham, verificou-se que os pacientes com os quartos “pintados a verde” plantas requeriam menos analgésicos, apresentavam menor frequência cardíaca e pressão arterial, sentiam menos fadiga e ansiedade e tiveram alta hospitalar mais cedo.

A diminuição da fadiga, das dores de cabeça e de sintomas comummente atribuídos à gripe foram também verificados em escritórios e outros locais de trabalho em diferentes estudos conduzidos, respetivamente, pelo Conselho de Produto Holandês para Horticultura e pela Agricultural University of Norway.

A diminuição do stress e da ansiedade são outros dos benefícios das plantas para a saúde. O simples aroma de certas plantas e flores é, por si só, terapêutico, tornando a casa mais perfumada e agradável.

Vários estudos provam que basta olhar para as cores de um jardim para a mente entrar num modo mais relaxado e meditativo.

Para melhorar a saúde e reduzir a fadiga e o stress, coloque uma planta grande (vaso de 20 centímetros de diâmetro ou maior) a cada 12 metros quadrados. Em escritórios ou salas de aula, posicione as plantas de forma que cada pessoa tenha a vegetação à vista.

  • Apuram a concentração

De acordo com um estudo do Royal College of Agriculture em Circencester, Inglaterra, ter plantas dentro de uma sala de aula, por exemplo, ajuda a aumentar a concentração.

Quando ensinados em salas com plantas, os alunos demonstraram 70% mais atenção, O mesmo aumento da concentração verificou-se, no âmbito do mesmo estudo, para quem está a assistir a palestras ou seminários em salas com plantas.

  • Aumenta a humidade

Os processos fotossintéticos de que falamos nos pontos anteriores acabam por libertar vapor de água, o que acaba por provocar o aumento da humidade do ar e, consequentemente, evitar problemas respiratórios.

Um estudo da Universidade Agrícola da Noruega concluiu que o uso de plantas em espaços interiores diminui a incidência de pele seca, resfriados, dor de garganta e tosse seca.

Publicidade

Publicidade