Início » Saúde e Beleza » Cientistas chineses encontram substância que diminui resistência aos antibióticos
Saúde e Beleza Saúde e Bem-Estar

Cientistas chineses encontram substância que diminui resistência aos antibióticos

cientistas

Segundo a agência noticiosa Xinhua, um conjunto de cientistas da Universidade Sun Yat-Sem descobriu que uma substância química, com o nome de glutamina, é capaz de auxiliar o corpo na eliminação de bactérias resistentes aos antibióticos.

Este aminoácido, encontrado pelo grupo de cientistas chineses, consegue aumentar a eficácia de diversos medicamentos contra bactérias gram-negativas nocivas, atribuindo, deste modo, uma proteção reforçada contra os “super-organismos” letais, de acordo com a investigação publicada pela revista “Science Translational Medicine”.

Os cientistas foram capazes de demonstrar, num ensaio clínico realizado com roedores, que a glutamina enfraquece as bactérias, pois consegue tornar a sua membrana mais permeável, fazendo com que o trabalho dos antibióticos na luta contra células nocivas fique mais fácil.

Os investigadores revelaram, ainda, que este aminoácido pode melhorar a produção de nucleotídeos, o que auxilia na redução da resistência a antibióticos.

Os cientistas responsáveis pela investigação afirmam que as bactérias gram-negativas são das que mais causam problemas de resistência à medicação.

A Organização Mundial de Saúde considerou a resistência antimicrobiana como uma das 10 principais ameaças globais à saúde pública.

Leia também sobre o novo produto da La Roche-Posay capaz de tratar eczemas e melhorar a qualidade de vida!

Escrito por João Serra

Publicidade

Publicidade