Início » Saúde e Beleza » Pílula masculina tem eficácia de 99% em primeiro teste
Saúde e Beleza Saúde e Bem-Estar

Pílula masculina tem eficácia de 99% em primeiro teste

pílula

Um grupo de investigadores norte-americanos criou uma pílula contracetiva não-hormonal, que se revelou bastante eficaz em testes preliminares. 

De acordo com um artigo publicado pela “Galileu”, uma equipa de investigadores nos Estados Unidos da América afirma ter desenvolvido uma pílula masculina com 99% de eficácia.

Os cientistas indicam, ainda, que, apesar dos resultados terem sido obtidos em testes com camundongos, o método contracetivo estará disponível em até cinco anos.

Contrariamente à pílula contracetiva feminina, a masculina não contém hormonas, pelo que não gerou efeitos secundários nos roedores.

Este estudo poderá constituir um marco na medicina, bem como na sociedade moderna, dado que as responsabilidades relativas ao controlo da natalidade têm, até hoje, sido amplamente vistas como uma responsabilidade feminina.

Abdullah Al Noman, graduado da Universidade de Minnesota e responsável por apresentar a pesquisa na reunião da American Chemical Society, referiu que vários “estudos mostram que os homens estão interessados em compartilhar a responsabilidade contracetiva com suas parceiras”.

Os investigadores revelaram, ainda, que a pesquisa analisou a proteína recetora de ácido retinóico (RAR) alfa, determinante para a fertilidade masculina. O ácido retinóico tem impacto na formação de espermatozoides, no desenvolvimento embrionário e no crescimento celular.

Saiba também como ter o colesterol equilibrado pode diminuir o risco de desenvolver Alzheimer.

Escrito por João Serra

Publicidade

Publicidade