Quantcast
Cultura & ViagensRestauraçãoTecnologia

O que são as Dark Kitchens em Portugal?

O que são as Dark Kitchens em Portugal?

Embora o nome possa sugerir o contrário, as dark kitchens não estão relacionadas com cozinhas com pouca luz ou escuras. Referem-se antes a cozinhas comerciais disponíveis para aluguer que produzem exclusivamente alimentos para entrega. Descobre todos os benefícios dos serviços das Dark Kitchens em Portugal.

O sucesso das plataformas online como a Uber Eats e a Glovo abriram o caminho para o aparecimento de dark kitchens. Estes novos canais de entrega permitiram aos restaurantes ligarem-se mais facilmente às pessoas. Assim, os seus clientes podem, com bastante comodidade, receber a comida nas suas casas ou locais de trabalho.

Esta mudança no comportamento do consumidor levou ao surgimento do modelo de negócio conhecido como dark kitchens, unidades sem uma montra otimizada para entrega. As dark kitchens, também conhecidas como cloud kitchens, têm muitas vantagens para diferentes empresários. Mas o que é exatamente?

O que são as Dark Kitchens? 

As Dark kitchens são cozinhas comerciais otimizadas para elaborar refeições exclusivamente para entrega. Ou seja, estas cozinhas não têm capacidade para receber visitantes, uma vez que se concentram apenas na entrega, preparando a comida assim que um pedido é recebido através de uma aplicação de entrega ou de um sistema de encomendas online.

Por certo, uma dark kitchen ou cloud kitchen não é muito diferente de uma cozinha dum restaurante, do ponto vista operacional. No entanto, quanto ao serviço e gestão, o processo está muito mais simplificado, com menos custos operacionais. Assim que a refeição está pronta, os motoristas recolhem-na para entrega. Algumas Dark Kitchens em Portugal também oferecem serviços de takeout, permitindo que os clientes levantem a sua comida.

Vantagens para os restaurantes

As Dark Kitchens em Portugal são uma excelente opção para quem procura estabelecer ou fazer crescer o seu restaurante, uma vez que este modelo envolve menos investimento inicial. 

Se és um empresário que esta a pensar abrir Dark Kitchens em Portugal, há vários benefícios que precisas de saber:

  • Menores custos 

Como não é necessário estares de porta aberta ao público, não são necessários lugares para os clientes ou salas de esperas, logo tens mais espaço para a cozinha e eliminas os custos do pessoal de serviço. Da mesma maneira, diminuis os custos de aluguer, reduzindo as despesas gerais.

  • Maior adaptabilidade

Ao contrário dos restaurantes, as dark kitchens têm mais facilidade de mudar de menus ou conceitos. Além disso, permitem-te experimentar novos menus e conceitos, utilizando os dados fornecidos pelos seus clientes para melhorar o serviço.

  • Podes trabalhar para várias marcas

Uma cozinha pode servir várias marcas virtuais simultaneamente, aumentando a capacidade de servir o crescente mercado de entrega de comida.

  • Praticidade

Podes operar desde qualquer lugar. Não há necessidade de escolher uma localização privilegiada e cara. Também são capazes de se adaptar facilmente à demanda sazonal.

Onde encontrar Dark Kitchens em Portugal?

A fim de encontrar Dark Kitchens em Portugal, podes pesquisar nos vários sites que listam Dark Kitchens em Portugal, como o NOW Kitchens, o HeyKitchen ou o City Chiefs.
De maneira idêntica, podes usar aplicativos de entrega de comida, como o Uber Eats, o Glovo e o Bolt Food.

Related posts
Cultura & ViagensViagens

Porto Covo: um destino apaixonante

Cultura & ViagensViagens

Quais os melhores souvenirs para se comprar em viagem?

Cultura & ViagensViagens

Escapadinha internacional: destinos europeus que deve visitar

Cultura & ViagensViagens

Férias económicas em Portugal: destinos a preços de sonho