Início » Entretenimento » Festival de Balões de Ar Quente no Alentejo
Entretenimento Viagens

Festival de Balões de Ar Quente no Alentejo

Festival de Balões de Ar Quente no Alentejo
Entre os dias 8 e 14 de novembro, os balões voltam a subir pelos ceús do Alentejo na 24ª edição do Festival Internacional de Balões de Ar Quente.

Os balões vão voltar a subir aos céus do Alentejo já no próximo dia 8 de novembro, data que marca o início da 24ª edição do Festival Internacional Balões de Ar Quente (FIBAQ).

Organizado pela empresa Publibalão, em colaboração com o “Alentejo sem Fronteiras – Clube de Balonismo”, aquele que é o mais antigo festival de balões em Portugal vai colorir o céu de várias localidades do distrito de Portalegre, como Benavila, Fronteira, Monforte e Ponte de Sor com cerca de 35 balões comandados por equipas de balonistas portugueses e de outros países europeus, como Alemanha, Bélgica, Inglaterra, França, Espanha e Holanda entre os dias 8 e 14 de novembro.

Para além dos voos livres promovidos pelas equipas de balonistas nacionais e internacionais, quem nunca experienciou voar de balão vai ter a sua oportunidade de se estrear nestas lides, uma vez que, durante o festival, vão realizar-se baptismos de voo cativo (balão fixo) com subidas e descidas.

Destinado a públicos de todas as idades, estes baptismos de voo serão gratuitos sendo a participação feita por ordem de chegada. Quem quiser ir dentro de um balão que não só sobe, sobe, mas que também se desloca pelos céus alentejanos, poderá usufruir de voos livres, as habituais viagens de balão, desde que adquira uma pulseira solidária cujas receitas revertem a favor dos bombeiros dos concelhos aderentes.

A programação desta 24ª edição do Festival Internacional de Balões de Ar Quente incluirá ainda espetáculos nocturnos, denominados “Night Glow”. Considerado um dos momentos mais esperados em qualquer festival de balões de ar quente, tratam-se de performances de luz, cor e som, criadas pelos pilotos que, ao preparem-se para descolar, mas com os balões fixos a alguns metros do chão, provocam a libertação de chamas pelos queimadores.

Este espectáculo é gratuito (o público poderá assistir na plateia), mas a sua realização estará condicionada pela meteorologia do dia.

Programa completo

  • Dia 8 de novembro

Local: Fronteira

7h – Voo Livre

10h – Baptismos de Voo Cativo

14h30 – Voo Livre

  • Dia 9 de novembro

Local: Alter do Chão

7h – Voo Livre

10h – Baptismos de Voo Cativo

14h30 – Voo Livre

  • Dia 10 de novembro

Local: Monforte

7h – Voo Livre

10h – Baptismos de Voo Cativo

14h30 – Voo Livre

  • Dia 11 de novembro

Local: Fundação Abreu Callado(Benavila)

7h – Voo Livre

  • Dia 12 de novembro

Local: Montargil – Ponte de Sôr

7h – Voo Livre

10h – Baptismos de Voo Cativo

14h30 – Voo Livre

  • Dia 13 de novembro

Local: Ponte de Sôr

7h – Voo Livre

10h – Baptismos de Voo Cativo

14h30 – Voo Livre

20h – Espetáculo Night Glow

  • Dia 14 de novembro

Local: a definir

7h – Voo Livre

Acerca do Festival Internacional de Balões de Ar Quente no Alentejo

O Festival Internacional de Balões de Ar Quente tem raízes no distrito de Portalegre e teve a sua primeira edição em 1997. Após mais de 20 edições anuais, este festival de balões assume-se já como um dos maiores e mais importantes festivais da Europa.

Tendo por objetivo a promoção do balonismo em Portugal, este evento serviu de base para a abertura, em 2012, da primeira escola do país para pilotos de balões de ar quente, em Fronteira.

Publicidade

Publicidade