Início » Finanças » AUTOvoucher prolongado até final de abril! Sabe como funciona?
Finanças Finanças Pessoais Nacional

AUTOvoucher prolongado até final de abril! Sabe como funciona?

Autovoucher

Desde que o AUTOvoucher foi criado em novembro do ano passado, mais de um milhão e meio de contribuintes portugueses aderiram a este mecanismo financeiro atribuído pelo governo que acaba de ver o seu período de vigência prolongado até final de abril.

O que é o AUTOvoucher?

Face ao aumento do preço dos combustíveis e do seu impacto no rendimento dos cidadãos e das famílias, o Governo decidiu atribuir um apoio financeiro, o AUTOvoucher, aos consumos em postos de abastecimento de combustíveis, nos meses de Novembro de 2021 a Março de 2022, no valor de 10 cêntimos por litro de combustível até um total de 50 litros/mês, isto é, cinco euros por mês.

Contudo, face à inflação galopante e ao conflito na Ucrânia que fizeram os preços dos combustíveis dispararem para valores recorde, o governo aumentou esse valor para 20 euros no passado mês de Março e decidiu, agora, prolongá-lo até ao final de abril.

O benefício extra de março e abril vai funcionar da seguinte forma:

  • Quem aderiu ao AUTOvoucher antes de 7 de março de 2022 e já recebeu o reembolso de 5 euros relativo ao mês de março, vai receber mais 15 euros na conta bancária quando fizer um novo pagamento num posto de combustível este mês
  • Quem aderiu ao AUTOvoucher antes de 7 de março de 2022, mas não fez nenhum consumo em postos de abastecimento este mês, vai receber os 20 euros na conta bancária se fizer um abastecimento após dia 7 de março
  • Quem aderir ao AUTOvoucher após 7 de março de 2022, recebe os 20 euros na sua conta depois do primeiro consumo em postos de abastecimento.

AUTOvoucher: como aderir?

Para que possa usufruir deste apoio, basta registar-se na plataforma IVAUcher, indicando o seu Número de Identificação Fiscal (NIF) para receber automaticamente o dinheiro na conta bancária associada ao seu NIF.

Após o primeiro consumo do mês num posto de abastecimento de combustível aderente, seja qual for o valor do seu abastecimento, o desconto será reembolsado na sua conta bancária, no prazo máximo de dois dias úteis.

Lembre-se, não precisa de associar cartão bancário, mas tem de pedir sempre fatura com o seu NIF. Só cumprindo este requisito é que o reembolso é feito para a conta associada ao cartão com que efetuou o pagamento. Caso, por alguma razão, pretenda cancelar a sua adesão ao AUTOvoucher, saiba que o cancelamento da sua adesão é irreversível.

Se ainda não aderiu e pretende fazê-lo, basta entrar no site da IVAucher, fazer a sua inscrição e seguir os seguintes passos:

  • Escolher a modalidade de “consumidor”;
  • Preencher os campos apresentados com o nome, o número de contribuinte, número de telemóvel e endereço de email;
  • Dar as devidas autorizações.

Depois de aprovada a sua inscrição, poderá aceder à sua área pessoal e consultar todas as transferências que foram feitas. 

O que acontece se não utilizar o “AUTOvoucher” num determinado mês?

O valor não utilizado num determinado mês transita para os meses seguintes. Ou seja, se num determinado mês não gastar o desconto oferecido pelo governo, esse valor acumula e pode ser utilizado no futuro.

Como saber quais são os postos de combustíveis onde posso utilizar o “AUTOvoucher”?

De modo a assegurar que os contribuintes saibam se o posto onde pretendem abastecer aderiu ao AUTOvoucher, as empresas de combustíveis e respetivas associações representativas do setor asseguraram que a generalidade dos postos de combustíveis permite que se utilize o “AUTOvoucher”.

Adicionalmente, cada posto de combustível terá afixado em local visível um selo indicando que se encontra no “AUTOvoucher”.

Pode consultar a lista de todos os postos de abastecimento aderentes aqui.

Publicidade

Sobre o autor

Finanças

Adicionar Comentário

Clique aqui para enviar um comentário

Publicidade