Quantcast
NutriçãoSaúde & Bem Estar

Alguns alimentos podem ajudar com o mau hálito. Saiba quais!

alguns alimentos

Alguns alimentos podem ser muito eficazes no combate ao mau hálito, sendo que alguns deles costumam ter “presença marcada” no frigorífico!

De acordo com um recente estudo, publicado na revista científica “BMJ Open”, ingerir alguns alimentos ricos em probióticos, como pão sourdough ou iogurte, pode ajudar a eliminar o mau hálito.

Apesar da escovagem dos dentes e língua e o recurso a elixires e outros produtos serem a resposta mais comum a este problema, a investigação revela que as bactérias presentes na composição destes alimentos são uma solução mais simples.

De modo a estudar o efeito destas comidas, bem como a sua duração, os especialistas analisaram ensaios clínicos sobre o assunto, presentes em bancos de dados, publicados até ao mês de fevereiro do ano passado. Depois de realizarem uma seleção, foi possível estudar um total de 278 pessoas, com idades entre os 19 e os 70 anos. 

A intensidade do mau hálito de cada indivíduo foi definida através dos níveis de compostos sulfúricos voláteis detetados na boca de cada um.

Concluiu-se, desta forma, que as pessoas que consumiam probióticos apresentavam níveis mais baixos destes compostos, independentemente do período de tempo analisado. Isto significa que não sofriam de mau hálito durante largos intervalos de tempo. 

Segundo os autores do estudo, os probióticos inibem a “decomposição de aminoácidos e proteínas por bactérias anaeróbicas na boca, reduzindo assim a produção de subprodutos malcheirosos”.

Sabia que o alho é um ótimo aliado na lutra contra o colesterol alto? Leia mais!

Escrito por João Serra

Related posts
Saúde & Bem EstarSaúde Mental

Comportamentos que impactam a saúde cognitiva

SaúdeSaúde & Bem Estar

Baixas médicas: o que muda em 2024?

FitnessNutriçãoSaúdeSaúde & Bem Estar

Sal: benefícios, cuidados a ter e alternativas

SaúdeSaúde & Bem Estar

Amigdalite e adenoidite: quais as diferenças?