Quantcast
SaúdeSaúde & Bem Estar

Gomas para dormir: como funciona

Gomas para dormir

Hoje em dia, numa sociedade onde quase tudo se resolve com a toma de um comprimido milagroso, aumenta também a venda de gomas para dormir.
Já ouviste falar? Nós explicamos-te tudo! 

Melatonina – A hormona do sono

Para ajudar a reduzir o tempo necessário para adormecer e contribuir para um sono tranquilo, destaca-se o importante papel da melatonina – a hormona do sono.

A melatonina regula o ciclo sono-vigília, sendo produzida na glândula pineal. Com a escuridão, a glândula é ativada e começa a produzir melatonina. O nível de melatonina no sangue permanece elevado toda a noite, ficando a glândula pineal inativa durante o dia. A melatonina contribui para reduzir o tempo necessário para adormecer.
No entanto, esta hormona pode também influenciar o humor, a temperatura corporal, a reprodução e o sistema imunitário, tendo também propriedades antioxidantes.

Como funciona a melatonina no nosso organismo?

Esta hormona é produzida no cérebro e a sua secreção depende da luz. Assim sendo, ela funciona desta forma:

  • A escuridão faz com que o corpo produza mais melatonina, sinalizando-o para se preparar para o sono, sendo que, normalmente os níveis de melatonina começam a aumentar ao final do dia, depois do pôr do sol, mantendo-se elevados durante a maior parte da noite, enquanto está no escuro;
  • A luz diminui a produção de melatonina e sinaliza o corpo para se preparar para ficar acordado. Assim, no início da manhã, quando o sol nasce, os níveis de melatonina caem, fazendo com que acorde, de forma natural.

Assim sendo, hoje em dia existem na farmácia e noutros estabelecimentos, gomas para dormir, onde o componente é a melatonina. 

Gomas para dormir: o que são e como funcionam? 

As gomas para dormir são compostas por melatonina – a hormona responsável por controlar o ciclo do sono – esta mesma hormona é produzida pela maioria dos organismos vivos, como plantas, animais e fungos.

Assim, atualmente já é possível encontrar gomas de melatonina para dormir, comprimidos, sprays e até mesmo cápsulas que prometem melhorar significativamente a qualidade do sono – quer seja para adultos, quer para crianças.

Com o passar da idade, a produção de melatonina diminui, por isso, é mais frequente que adultos e idosos apresentem distúrbios do sono, recorrendo à toma destes produtos, como é o caso das gomas para dormir, com melatonina. 

Se tens problemas de sono, não deixes de ler este artigo

Related posts
SaúdeSaúde & Bem Estar

Rosácea: mais do que vermelhidão

NutriçãoSaúdeSaúde & Bem Estar

Leite de vaca: 10 benefícios para a saúde

SaúdeSaúde & Bem Estar

Glaucoma: como tratar a doença que pode levar à cegueira

SaúdeSaúde & Bem Estar

Hepatite A: tudo o que precisas de saber