Quantcast
NutriçãoSaúdeSaúde & Bem Estar

Reforçar o sistema imunitário no Inverno com 5 alimentos

Sistema imunitário no Inverno

Reforçar o sistema imunitário – tudo o que precisas saber para evitar as gripes e constipações neste Inverno.

O Inverno ainda agora chegou e os hospitais já notificaram 38.771 casos de infeção respiratória e 6.262 casos de gripe na época 2023/2024, segundo o SNS.
Como todos nós já sabemos, o inverno é sinónimo de frio, chuva, vento e consequentemente também mais constipações, gripes, tosses, alguns problemas respiratórios e afins. Por outro lado, a boa notícia é que a alimentação, pode ajudar-nos e muito, a reforçar o sistema imunitário no Inverno.

Reforço do Sistema imunitário através da alimentação

Assim, a alimentação é essencial para reforçar o sistema imunitário, porque é através dela que obtemos as vitaminas, minerais e outros compostos essenciais que nos ajudam a fortalecer as nossas defesas naturais, mas isso é algo que deves fazer durante todo o ano porque é realmente importante, e só assim conseguirás garantir que o teu organismo está preparado para o inverno. 
Desta forma, há alimentos que, pela sua composição nutricional, são mais indicados do que outros. Para te ajudar a reforçar o sistema imunitário no Inverno, indicamos-te 5 alimentos importantíssimos na alimentação que deves ter em conta

Alimentos que deves ingerir:


1. Fruta rica em vitamina C

A laranja, o limão e o kiwi são fruta rica em vitamina C, e graças à sua propriedade antioxidantes, ou seja, evitam a oxidação das células do sistema imunitário. Ao consumi-los, impede a morte das células e permite que o organismo esteja mais preparado quando exposto a bactérias e vírus que provocam as gripes e constipações. 

2. Iogurte
Graças às bactérias que agem sobre mediadores da resposta inflamatória no organismo, é um ótimo aliado para reformar o sistema imunitário no Inverno e durante todo o ano.

3. Batata doce

Graças ao alto teor em vitaminas e compostos secundários, a batata doce ajuda a melhorar e fortalecer o sistema imunitário.

4. Cogumelos

Os cogumelos estão incluídos nas hortícolas, pelas suas semelhanças nutricionais, mas biologicamente são fungos. Caracterizam-se também pela grande riqueza em substâncias bioativas, nomeadamente polifenóis, terpenóides, sesquiterpenos, lactonas, agentes quelantes, polissacáridos e glicoproteínas, algumas destas substâncias com elevada capacidade antioxidante e capazes de estimular as reações imunológicas do organismo e a resposta anti-inflamatória celular. No entanto, podes ficar a saber mais sobre os cogumelos, aqui

5. Couve Portuguesa

Outro alimento que ajuda a reforçar o sistema imunitário é a couve portuguesa (tal como outros tipos de couve) é também um excelente alimento desta época, sendo muito rica em cálcio, vitamina A e vitamina C, nutrientes importantes para a nossa imunidade, mas também para a saúde óssea. Uma ótima forma de incluí-la na alimentação, é através da sopa, que tão bem sabe no Inverno. 

Related posts
Saúde & Bem EstarSaúde Mental

Comportamentos que impactam a saúde cognitiva

SaúdeSaúde & Bem Estar

Baixas médicas: o que muda em 2024?

FitnessNutriçãoSaúdeSaúde & Bem Estar

Sal: benefícios, cuidados a ter e alternativas

SaúdeSaúde & Bem Estar

Amigdalite e adenoidite: quais as diferenças?