Quantcast
SaúdeSaúde & Bem Estar

Saúde dos pés: dicas para cuidar e manter a hidratação da pele.

Saúde dos pés

Devido ao tempo que passamos com os pés dentro dos sapatos, muitas das vezes esquecemos de cuidar deles. Por isso neste artigo descobre a importância de cuidar da saúde dos pés

Quais são os riscos relacionados?

Um dos problemas que podem surgir quando não cuidamos da saúde dos pés, é a Xerose Cutânea, que é formada devido à falta de água na pele, que proporciona uma pele áspera, tensa e seca. Este mesmo factor pode ser causado em doenças não visíveis, como as diabetes. 

As fissuras ou gretas que podem surgir nos pés, devido à exposição a condições climatéricas extremas ou à pressão exercida no calcanhar, fazendo assim com que o mesmo sofra de uma desidratação grave. Estes factores são um dos primeiros passos para a entrada de microrganismos responsáveis por algumas infecções das pele e dos tecidos.

Com o nome cientifico designado por tinea pedis mas também conhecido por pé de atleta, esta infeção fúngica que afeta a saúde dos nossos pés, é originada por um grupo de fungos designados por dermatófitos.

Estas bactérias são encontradas em ambientes húmidos, como pés com excesso de transpiração, balneários, sapatos, meias, entre outros. O pé de atleta pode alcançar a parte lateral e parte debaixo dos pés. Abaixo partilhamos os principais sintomas de pé de atleta:

  • Comichão; 
  • Ardor; 
  • Sensação de queimadura (o ardor intensifica quando tiras as meias e os sapatos);
  • Pele muito seca ou a descamar; 
  • Pele esbranquiçada entre os dedos dos pés; 
  • Bolhas nos pés

Caso tenhas dúvidas mais específicas sobre a saúde dos teus pés, deves recorrer a um médico especialista.  

Dicas para cuidar dos pés

O primeiro passo para começarmos a cuidar dos nossos pés, é estar atentos aos sinais que as nossas cutículas e as nossas peles nos dão e para isso podemos recorrer também a tratamentos naturais que ajudam nos cuidados dos nossos pés.

Tratamento com mel 

O mel é um componente constituído por sais minerais, aminoácidos e vitaminas, como a frutose e a glucose, e por isso as enzimas naturais detectadas neste ingrediente permitem que o mesmo alcance as camadas mais profundas na pele. Além disso, o tratamento natural com o mel acelera o processo de limpeza, como também o processo de cura de lesões na pele, utilizando assim o mel como esfoliante. 

Dica extra: 

Body Natur - Esfoliantes de mel
Foto: Body Natur – Esfoliantes de mel

Tratamento com óleo de coco

O óleo de coco contêm uma componente hidratante, que ajuda a melhorar a aparência e textura das peles secas e ásperas. Este ingrediente também ajuda a atrasar o aparecimento de rugas e da flacidez, sendo assim também indicado para vários tratamentos de pele entre a dermatite, eczema, entre outros. 

Um esfoliante caseiro de óleo de coco acompanhado de açúcar mascavo seria a combinação perfeita, pois o óleo de coco ajuda a diminuir os aspecto áspero dos pés, assim como elimina as fissuras e as descamações do mesmo. Já o açúcar mascavo age de modo a esfoliar a pele, remove as peles mortas, facilitando assim a absorção do óleo de coco nos pés. 

Dica extra: 

Palmer's - Óleo de Coco para Os Pés
Foto: Palmer’s – Óleo de Coco para Os Pés

Tratamento nas unhas

Para evitar os fungos nas unhas, deves deixar um tempo as tuas unhas sem qualquer tipo de resíduo de verniz. 

Deves escolher meias e sapatos que não provoquem a transpiração dos teus pés, optando pelas fibras naturais, como o algodão, evitando assim que os sapatos que façam pressão sobre os dedos.

Os sapatos devem ser retirados quando chegas a casa, permitindo assim que os pés descansem e respirem.

Dica: Caso os sintomas não diminuem com os medicamentos de venda livre (vendidos nas farmácias) deves recorrer a um médico especialista.

Related posts
SaúdeSaúde & Bem Estar

Rosácea: mais do que vermelhidão

NutriçãoSaúdeSaúde & Bem Estar

Leite de vaca: 10 benefícios para a saúde

SaúdeSaúde & Bem Estar

Glaucoma: como tratar a doença que pode levar à cegueira

SaúdeSaúde & Bem Estar

Hepatite A: tudo o que precisas de saber