Início » Saúde e Beleza » Especialistas dizem que risco de morte por covid-19 aumenta com falta de vitamina D
Saúde e Beleza Saúde e Bem-Estar

Especialistas dizem que risco de morte por covid-19 aumenta com falta de vitamina D

especialistas

Saiba o que indicam especialistas de uma universidade em Israel relativamente à ligação entre a falta de vitamina D e mortalidade nos infetados com covid-19.

De acordo com um estudo recentemente publicado na revista científica “Plos One”, foi identificada uma conexão entre a ausência de vitamina D no organismo e o risco de complicações graves e mortalidade nos doentes infetados com covid-19.

Um grupo de investigadores da da Universidade Bar-Ilan, em Israel, analisaram os registos dos níveis de vitamina D de 1176 doentes com testes PCR positivos internados no Centro Médico de Galilee, entre os meses de abril de 2020 e fevereiro de 2021.

Os especialistas concluíram que os indivíduos com carência de vitamina D apresentam uma probabilidade 14 vezes superior de virem a tornar-se num caso crítico de covid-19, face aos doentes com maior quantidade da mesma vitamina no organismo. 

Relativamente ao risco de mortalidade, este era de 25,6%, sendo que nos restantes, a percentagem desceu para apenas 2,3%.

Os investigadores ressalvam, ainda, que o estudo teve em conta a idade, género, altura do ano e possíveis doenças crónicas.

Leia também sobre o ensaio que infetou deliberadamente adultos com covid-19 e como este foi considerado uma forma segura de estudar o vírus.

Escrito por João Serra

Publicidade

Publicidade