Quantcast
CulturaCultura & ViagensRestauraçãoViagens

Cidade de Coimbra: descobre tudo sobre esta região

Cidade de Coimbra

Quinta das lágrimas, arroz de lampreia e pastéis de santa clara são algumas das atrações e degustações que fazem com que a cidade de Coimbra seja destacada e lembrada. Neste artigo descobre o que podes visitar e provar para aproveitares o melhor desta região.

  • A cidade de Coimbra | D.Afonso Henriques, universidade de Coimbra e tecnologia

Escolhida por D.Afonso Henriques para ser uma das primeiras capitais de Portugal, a cidade de Coimbra destaca-se pelas suas paisagens e jardins, que carregam um grande valor histórico e científico. A região foi responsável por uma geração de médicos, escritores, filósofos, políticos, entre muitos outros nomes conhecidos do mundo lusófono. 

A Universidade de Coimbra é um dos monumentos mais visitados e conhecidos desta cidade, tendo sido construída no século XIII, foi considerada pela UNESCO como um Património da Humanidade. Tanto a cidade de Coimbra como a universidade estão muito ligadas à “cultura académica”. 

  • Monumentos | D. Inês de Castro e armas reais 

Quinta das Lágrimas

Marcado pelo trágico romance proibido entre o D.Pedro e a D.Inês de Castro no século XIV, o jardim da Quinta das Lágrimas retrata todos os momentos que o casal viveu. 

Diz a lenda que devido às lágrimas que Inês de Castro derramou no momento em que foi assassinada a mando do rei D.Afonso IV, foi capaz de encher assim uma fonte, que hoje é designada por Fonte dos Amores. Além disso, a mancha do sangue do corpo de Inês de Castro permanece até aos dias de hoje visivelmente nas algas avermelhadas da rocha.

Devido ao amor que D.Pedro sentia por sua falecida amada, o mesmo mandou construir o monumento do Mosteiro de Alcobaça em sua homenagem. 

Sala dos Archeiros

Localizada na Universidade de Coimbra, o monumento da Sala dos Archeiros conserva as antigas armas reais portuguesas utilizadas pelos archeiros. 

O armamento fica colocado especificamente dentro de uma sala existente no local, designada por Sala Amarela, sendo assim retiradas do mesmo quando são utilizadas em celebrações solenes. A atração também é constituída por mais uma sala designada por Sala Azul onde são realizadas as cerimónias académicas.

As paredes do local são forradas com seda, e carregam consigo retratos de reitores da universidade durante o século XIX. 

Jardim Botânico da Universidade de Coimbra

Fundado em 1772, o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra é uma considerada uma extensão cultural e um apoio à formação do instituto superior de educação mais conhecido da cidade, expandindo assim a medicina da entidade, bem como a história natural. 

O espaço conserva uma grande variedade de biodiversidade, realçando assim a importância da diversidade vegetal, das alterações climáticas, e da utilização de recursos sustentáveis. 

O horário do funcionamento do jardim botânico vai das 09:00 da manhã até às 20:00 da noite, estando de portas abertas todos os dias da semana. 

  • Parques Culturais | Ciclovias, jardins e um baloiço

Parque Verde do Mondego  

O Parque Verde do Mondego está dividido em dois lados, estando ligados através da Ponte D.Pedro e D.Inês de Castro, inaugurada no verão de 2006. 

O lado direito é constituído por mais de 400.000 m2 dedicados a atividades de lazer, juntamente com uma vasta zona de esplanadas colocadas em frente ao rio, sendo acompanhado assim de quatro quilómetros de corredores para os peões e para os ciclistas. Esses corredores estão entre pavilhões temporários, destacando-se o Pavilhão Centro de Portugal. 

Já o lado esquerdo deste parque permite aos atletas de voleibol de praia jogarem quantas vezes desejarem, devido à caixa de areia colocada no local. Além disso, este parque contêm também um skatepark de nível básico, diversões infantis, um parque de merendas, quatro pavilhões (sendo três deles acolhidos por clubes de atividades náuticas, como vela, canoagem, entre outras), permitindo assim um convívio de lazer com os amigos e a família aos fins de semana. 

Parque Manuel Braga 

Para homenagear a valorização e a criação de espaços verdes que surgiram na cidade, como a Mata de Vale de Canas, e os jardins Avenida Sá da Bandeira, a câmara de Coimbra adaptou o nome do parque para Parque Manuel Braga.

Baloiço do seminário maior de Coimbra  

O Baloiço do seminário maior de Coimbra proporciona uma deslumbrante vista para o Rio Mondego, garantindo assim a foto perfeita para o feed do teu Instagram

Para teres acesso a esta atração terás de contornar o edifício do Seminário Maior de Coimbra, onde conseguirás visualizar facilmente o baloiço e o banco de madeira colocado ao lado do mesmo. 

  • Restaurantes | Petiscos, pratos tradicionais e doces da casa

Petiscos

As tradicionais tascas ainda são muito populares na cidade de Coimbra, onde encontramos os petiscos mais típicos da região como as moelas, os famosos ossos de javali, a raia de pitau, entre muitas outras especialidades. 

Estes petiscos geralmente são servidos acompanhados pelo vinho do lavrador. 

Pratos tradicionais

A Chanfana é um parto típico da antiga capital de Portugal, e é confeccionado a partir da carne de cabra e o vinho tinto, sendo levado ao forno e servido acompanhado de batatas cozidas. Encontras este prato e muitas mais especialidades tradicionais de Coimbra no restaurante “O Trovador“.

Tendo origem na cidade do Minho, o Arroz de Lampreia à moda de Coimbra é feito com cebola, salsa, e muitos alhos bravos, permitindo assim que o seu sabor seja inesquecível. A lampreia é servida em uma travessa diferente do arroz, conseguindo saciar 4 a 6 pessoas, e no restaurante “Aeminium” consegues degustar deste famoso prato principal da região.

Doces da casa

Muitos doces tradicionais da região de Coimbra foram confeccionados por influência de mosteiros e de conventos que existiram na cidade.

Os famosos Pastéis de Santa Clara são constituídos por uma massa mais tenra, destacando-se pela sua cozedura através do forno. Esta guloseima contêm um recheio de doces de ovos e amêndoas sendo assim polvilhados com açúcar no final da sua confecção, e na pastelaria “Briosa” encontras uma montra recheada destas delícias.

Assim como os Pastéis de Santa Clara, o Pudim das Clarissas também foi confeccionado no Convento de Santa Clara de Coimbra, e é a sobremesa perfeita para decorar uma mesa de festa. 

Feita a partir de uma grande quantidade de gemas de ovos, este doce convencional pode ser encontrado no restaurante “Pudim das Clarissas do Cordel”, onde a sobremesa encontra-se disponível para ser degustada, tendo também a opção de levares o teu pudim completo para casa ou em formato individual. 

Por último mas não menos importante, apresentamos-te os Biscoitos de Académicos de Coimbra, que constituem um formato de um livro, onde o mesmo veio de uma releitura da receita que foi desenvolvida no final do século XIX. Para deixar este biscoito académico bem tradicional, rechearam esta guloseima com uma lembrança gustativa da cidade, que são as conservas de pêssego.

Depois de desfrutares da antiga capital de Portugal, descobre cinco destinos baratos para viajares através deste link

Related posts
CulturaCultura & ViagensLisboa

Teatro em Lisboa: o que ver em abril?

Cultura & ViagensViagens

Finlândia oferece viagens para descobrir como é viver no país mais feliz do mundo

CinemaCultura & ViagensSériesTelevisão

Séries para ver em março 2024

Cultura & ViagensViagens

4 Escapadinhas de primavera