Quantcast
CarreiraFormação & Carreira

Escrever a carta de despedimento: O que precisas de saber

Carta de despedimento

Chegou a hora de escrever a carta de despedimento? Surgiu uma nova oportunidade de trabalho ou simplesmente não está a corresponder às tuas expectativas? Qualquer que seja a razão, o despedimento deve ser sempre feito com uma carta registada e enviada com o aviso prévio que a lei exige.

Por melhor relação que tenhas com a tua chefia, nunca deixes este processo ser apenas verbalizado e deixa sempre tudo por escrito e assinado. Esta é a única forma de te protegeres e deixares tudo bem resolvido. No entanto, este processo pode ser stressante pelas nuances e burocracias que envolve. Mas vamos ajudar-te a simplificar este processo.

É importante que este processo seja feito de forma amigável, que a boa relação se possa manter sempre entre chefia e trabalhadores. No entanto, a carta de despedimento não dispensa algumas regras importantes:

1.É sempre importante respeitar o aviso prévio, tanto para a empresa quando rescinde o contrário, como quando é o trabalhador a cessá-lo.
O aviso deve ser feito por carta. Se não houver forma de entregar a carta de despedimento em mão, deves enviar uma carta registada.

2. O aviso prévio pode variar conforme o tipo de contrato de trabalho (sem termo ou a termo), bem como segundo a antiguidade do posto de trabalho.

Para os contratos sem termo:
Caso estejas na empresa até 2 anos, basta dares um aviso prévio de 30 dias. No entanto, se estás na empresa há mais de 2 anos, terás de dar um aviso prévio de 60 dias.

Para os contratos a termo:
Até 6 meses, é necessário um aviso prévio de 15 dias. Caso seja um contrato com mais de 6 meses, são necessários 30 dias antes!

Para os contratos a termo incerto:
Menos de 6 meses – 15 dias
Entre 6 meses a 2 anos – 30 dias
Mais de 2 anos – 60 dias

Caso não cumpras o aviso legal, terás de indemnizar a empresa de valor igual à remuneração do período em falta.

A DECO Proteste disponibiliza uma carta-tipo para o momento de escrever a carta de despedimento.

De qualquer forma, sugerimos-te que penses neste processo com calma e que faças uma reflexão importante sobre este passo na tua vida profissional.


 

Related posts
Direitos do TrabalhadorFormação & Carreira

1 de maio: Direitos fundamentais dos trabalhadores

EmpreendedorismoFormação & Carreira

Informação Empresarial Simplificada: O que é esta declaração?

Direitos do TrabalhadorFormação & Carreira

Contrato de trabalho a termo certo: quantas vezes pode ser renovado

Direitos do TrabalhadorFormação & Carreira

Horário laboral: tudo o que precisas de saber