Quantcast
Cultura & ViagensNatureza

Ecopista do Vouga: mais infraestrutura e natureza

Ecopista do Vouga

Com uma área partilhada entre os concelhos de Viseu, São Pedro do Sul, Vouzela e Oliveira de Frades, a Ecopista do Vouga será inaugurada sobre o antigo ramal ferroviário da linha do Vouga.

Representou um investimento superior a quatro milhões de euros e agora será inaugurada na sexta-feira, dia 13 de outubro, concretizando uma ambição antiga dos quatro concelhos que participaram no projeto.

De acordo com Nuno Martinho, secretário executivo da Comunidade Intermunicipal (CIM Viseu Dão Lafões), este organismo “já tinha o estudo prévio feito desde o ano de 2011 e depois foi feito o projeto de execução, que teve de ser ajustado à nova realidade”.

Curiosamente, na cidade de Viseu, esta nova “atração” terá ligação à Ecopista do Dão (antiga linha ferroviária entre Santa Comba Dão e Viseu), que passa também pelo concelho de Tondela. Esta junção de duas grandes infraestruturas procura estimular ainda mais a procura por turismo de natureza.

“Temos 50 quilómetros no Dão e agora mais 65 no Vouga. São 115 quilómetros desta vertente do walking e do cycling ligados fisicamente”, sublinhou o responsável, à Agência Lusa, citada pelo “The Portugal News”. Nuno Martinho explica que os planos incluíam a inauguração da Ecopista do Vouga para o início do verão de 2023, mas o atraso na entrega de diversos materiais, nomeadamente madeira, não o permitiu.

O custo total da obra ultrapassou os 4,1 milhões de euros (700 mil euros a mais do que o previsto), muito por causa das “revisões de preços provocadas pelo aumento dos custos dos materiais”. Este fator “levou a algumas questões de financiamentos da obra, nomeadamente por parte de cada um dos quatro municípios”, acrescentou. “Esta obra teve um financiamento do Turismo de Portugal de dois milhões de euros. Portanto, temos aqui uma obra financiada a mais de 50% por parte dos municípios, o que, de facto, criou alguns estrangulamentos”, revelou.

“Este produto compósito, para nós, é a cereja em cima do bolo, porque associa-se aos nossos percursos pedestres, de trail e de BTT e ao nosso projeto das Bike Roads, em que pegámos nas estradas de montanha e estruturamos um produto”, concluiu Nuno Martinho, acrescentando que a Ecopista do Vouga conta com “mais de 1.700km sinalizados e homologados nas respetivas federações”.

Related posts
CulturaCultura & ViagensLisboa

Teatro em Lisboa: o que ver em abril?

Cultura & ViagensViagens

Finlândia oferece viagens para descobrir como é viver no país mais feliz do mundo

CinemaCultura & ViagensSériesTelevisão

Séries para ver em março 2024

Cultura & ViagensViagens

4 Escapadinhas de primavera