Quantcast
Cultura & ViagensTecnologia

Literacia Digital: O que é e como aplicá-la?

Literacia Digital

Hoje vamos falar sobre literacia digital. Um conceito desconhecido por muitos e ainda não totalmente compreendido e valorizado por todos aqueles que navegam no mundo da tecnologia.

O uso e a presença da tecnologia nos dias de hoje, traz consigo alguns perigos como a desinformação, o mau uso da mesma, mas também tem imenso potencial saudável que melhora significativamente a nossa qualidade de vida. No entanto, para estares preparado para os perigos e aproveitares o melhor da tecnologia é necessário entenderes melhor o que é a literacia digital e de que forma podes explorar este mundo em todo o seu potencial.

De acordo com a Comissão Europeia, a literacia digital define-se como: “as habilidades necessárias para alcançar a competência digital, sustentadas por competências básicas em TIC e no uso de computadores, com o objectivo de recuperar, avaliar, armazenar, produzir, apresentar e trocar informação, e de comunicar e participar em redes colaborativas via Internet.”

Ou seja, a palavra literacia diz respeito ao processo de alfabetização. Não só ter a capacidade de ler e escrever em ecrãs de telemóveis, computadores, tablets, como também conseguir utilizar os recursos tecnológicos (GPS, filtros, apps presentes nos dispositivos) dando a cada um de nós a capacidade de “leitura do mundo” e de nos adaptarmos em diversos contextos e situações comunicativas.

Ao juntarmos o adjectivo “digital” e o enquadrarmos no contexto tecnológico, ficamos com o conceito “literacia digital” que permite ler, compreender, interpretar e adquirir com isso um conjunto de competências tecnológicas semelhantes às competências tradicionais de leitura. 

Por exemplo: ao lermos um jornal em formato papel encontramos o mesmo dividido por secções, temas, com partes de publicidades e outras de entretenimento. A mesma estrutura pode ser aplicada a um site. Só que em vez de precisarmos virar a página manualmente, encontramos as categorias já no nosso campo de visão, publicidade também está no nosso campo de visão e através de um click conseguimos ir diretamente à secção que nos interessa.

Pode parecer simples para quem já nasceu na era digital, mas há imensas gerações nascidas antes de 1990 que ainda hoje têm alguma dificuldade em utilizar e entender o mundo tecnológico. É como se tivessem que aprender um novo idioma do zero. Pelo qual é necessário e importante este conceito de literacia digital.

Este conceito pode definir-se por 4 princípios:

  • Compreensão: capacidade de extrair ideias implícitas e explícitas de qualquer meio tecnológico;
  • Interdependência: a forma como um meio se relaciona e conecta com outro. Isto porque nenhum meio ou informação é criado isoladamente sem a intenção de divulgação;
  • Fatores sociais: a partilha de conteúdos é uma nova forma de criar e divulgar mensagens próprias, um pouco à semelhança do ditado: “quem conta um conto, acrescenta um ponto”
  • Selecção: a capacidade de entender o valor da informação e guardá-la de forma acessível e segura por muito tempo através de armazenamento em cloud, por exemplo.

Agora que já explicamos a importância da literacia digital e os seus princípios base, vamos resumir as vantagens deste novo conceito, para que consigas entender e partilhar também com quem consideres que precisa de mergulhar e melhorar a sua literacia digital (os teus pais, avós ou irmãos mais velhos que ainda façam as épicas videochamadas onde focam só parte da cara por exemplo).

Vantagens da literacia digital

  • Resolução de problemas: na sociedade digital e tecnológica que temos hoje em dia, a capacidade de resolução de problemas de forma lógica e criativa é essencial. Não podes só ler e entender o que leste, é preciso interpretar e ires mais além. Precisas de desenvolver a lógica, os teus sentidos e melhorares a noção das causas e consequências das diferentes ações e comportamentos.
  • Adaptação: a tua adaptação ao mundo atual será mais facilitada e poderás usufruir dos serviços da mesma de uma melhor forma. Por exemplo: os mais novos hoje em dia, parecem já nascer com um chip que permite lidar com toda a tecnologia existente de forma bem mais natural.
  • Comunicação: as tuas capacidades de comunicação ganham novas dimensões e a tua interação interpessoal poderá ser melhorada também, permitindo-te uma melhor integração na sociedade atual.
  • Multidisciplinaridade: esta é cada vez mais uma característica presente nos indivíduos não só a nível pessoal, social, como também e principalmente no âmbito profissional. A literacia digital irá estimular e ajudar-te a desenvolveres esta característica, facilitando a aquisição de novos conhecimentos de diversas áreas, bem como a sua aplicação e cooperação.

A literacia digital não é só um conceito para os mais velhos, existem ainda muitas pessoas que, por forças de circunstâncias (como a falta de dinheiro para terem um computador ou telemóvel) não conseguem desenvolver-se tecnologicamente e como tal ficam para trás numa sociedade cada vez mais desenvolvida tecnologicamente e onde a tecnologia parece ser essencial para a sua sobrevivência.

Procura partilhar este conceito e ajudar quem ainda precisa de melhorar e adaptar-se a este “novo mundo”.

Related posts
Cultura & ViagensViagens

Porto Covo: um destino apaixonante

Cultura & ViagensViagens

Quais os melhores souvenirs para se comprar em viagem?

Cultura & ViagensViagens

Escapadinha internacional: destinos europeus que deve visitar

Cultura & ViagensViagens

Férias económicas em Portugal: destinos a preços de sonho