Quantcast
LifestylePets

Cuidados a ter com os animais mais velhos

Animais mais velhos

Adotar animais de estimação é dos atos mais carinhosos e fantásticos que podemos fazer nas nossas vidas, principalmente quando é feita com amor e a animais que realmente necessitam, como é o caso dos animais mais velhos.

Existe frequentemente um grupo de animais que são mais negligenciados que outro, mas que também merecem o nosso carinho e toda a atenção: sim, são mesmo os animais mais velhos que, muitas vezes adorariam ter um fim de vida numa casa feliz e rodeado de pessoas prontas para dar muito mimo. Adotar um animal mais velho é um gesto de que pode proporcionar uma experiência recompensadora e maravilhosa tanto para o animal como para quem adota.

No entanto, não vamos negar que é um assunto que precisa de ser ponderado na família de quem o vai adotar, até porque todas as adoções devem ser responsáveis, mas é importante perceber que os animais mais velhos podem não ter outras oportunidades. 

Quando se trata de adotar um animal mais velho ou até mesmo quando temos um em casa, este requer um conjunto único de cuidados devido às necessidades específicas desta fase da vida.

Para que não te escape nada, deixamos-te aqui alguns aspectos importantes que deves ter em conta:

#1. Sim, vão ser precisos cuidados veterinários regulares, pois acabam por ser mais propensos a problemas de saúde, como problemas de ossos, problemas dentários e doenças crónicas. Posto isto, o teu patudo vai ter de ir regularmente ao veterinário para exames de saúde e consultas de rotina. Tem atenção a qualquer mudança no comportamento, pois uma resposta rápida pode ser fundamental para ajudar.

#2. Atenção à alimentação do teu amigo de quatro patas. Para além de haver alimentos proibidos, os animais nesta faixa etária necessitam de uma dieta e alimentação específica, que deverá ser dada pelo veterinário. Existe uma vasta oferta na alimentação dos animais e pode ser necessário ajustar para uma ração com menos calorias ou para algum fim específico, como uma dieta para um problema de saúde.

#3. Apesar da idade, não deixes de estimular o teu animal. Os animais precisam de manter uma atividade física, e ainda que tenha de ser moderada a leve por causa da idade, as caminhas e as brincadeiras devem fazer parte da rotina.

#4. Os animais merecem conforto e descanso, por isso certifica-te que o teu patudo tem um ambiente confortável, uma cama macia e brinquedos.

#5. Mimos nunca são demais, e isto serve para todas as fases de vida dos animais. Por isso amor e afeto diário é imprescindível.

Lembra-te que a idade não é um obstáculo para dar carinho e cuidar dos animais.

Related posts
Casa & DecoraçãoLifestyle

Chão de madeira: dicas para deixá-lo impecável

Casa & DecoraçãoLifestyle

Como limpar janelas de alumínio?

Casa & DecoraçãoLifestyle

Como escolher janelas mais eficientes?

Casa & DecoraçãoLifestyle

Construção sustentável: 10 materiais ecológicos para as tuas obras