Quantcast
Cultura & ViagensTecnologia

Design Systems: o que é?

design systems

Já ouviste falar em Design Systems mas não sabes exatamente o que é? Nós explicamos.

Com o constante desenvolvimento tecnológico, o aparecimento de novos sites, apps, plug-in tem sido aos milhares todos os dias. Seja a nível pessoal ou a nível profissional, esta crescente oferta tecnológica é acompanhada de uma exigente procura pela excelência, qualidade e funcionalidade de todos eles. 

A nível pessoal, enquanto user, somos cada vez mais exigentes e críticos com produtos tecnológicos que não funcionam ou que tenham algum tipo de erro ou incoerência. A nível profissional, precisamos de workflows mais rápidos, eficientes e de “matéria-prima” mais acessível. 

É para fazer face a todas estas exigências que surge o Design Systems.

Mas então o que é exatamente este conceito? 

Design Systems é um ecossistema de bibliotecas instaláveis, onde podemos encontrar componentes de programação e padrões de design uniformizados. Ou seja, é um sistema que reúne de forma consistente e padronizada vários componentes informáticos (design, fluxo de trabalhos, fluxo de comportamento do usuário, funcionalidades presentes no site, app, plug-in) que são utilizados por outras equipas e melhoram a produtividade e escalabilidade dos produtos.

Por outras palavras, Design Systems não é só um projeto interno, é um produto vivo que melhora a consistência de outros produtos da empresa. Uma “espécie” de API para design que permite novos métodos de trabalho.

Um sistema de Design ou Design Systems é composto por duas principais componentes:

  • Repositório de Design
  • Pessoas que o gerem

Repositório de Design

Estas bibliotecas podem assumir várias formas: um guia de estilo, uma biblioteca de componentes e uma biblioteca de padrões.

Pessoas que o gerem

Um Design System pode ser tão ou mais eficaz conforme as pessoas que o gerem. Este produto vivo requer uma constante manutenção e supervisão por forma a garantir que não fiquem desatualizados, obsoletos ou superlotados com entradas redundantes. O tamanho da equipa de Design System pode variar, mas no mínimo deve fazer parte 1 designer de interação, 1 designer visual e 1 programador.

Vantagens da empresa ter uma equipa de Design System:

1 – O trabalho do design e programação pode ser criado e replicado de forma mais rápida e em escala: um dos principais benefícios é a capacidade de replicar designs rapidamente ao utilizar componentes e elementos de interface pré-fabricados. Assim as equipas podem continuar a usar os elementos de forma repetida reduzindo o risco de inconsistência dos mesmos;

2 – Menos pressão sobre a equipa de design: ao ter elementos UI já criados e prontos a serem reutilizados, a equipa de design pode concentrar-se menos na parte visual e mais em questões mais complexas (como a priorização de informação, otimização de workflow e o fluxo do usuário);

3 – Criação de uma linguagem unificada dentro e entre equipas: quando as responsabilidades rodam dentro da equipa de design ou quando a empresa tem equipas multidisciplinares, a criação de uma linguagem única e uniformizada irá reduzir o tempo e eventuais falhas de comunicação e de execução de elementos;

4 – Consistência visual entre produtos, canais e departamentos: quando a empresa tem diferentes equipas que podem trabalhar de forma independente, a ausência de Design System pode levar a uma inconsistência visual de produtos e experiências não relacionadas com a marca. Assim sendo, o Design System fornece uma fonte única de componentes, padrões e estilos que unificam experiências de navegação de forma coesa e fazendo parte do mesmo ecossistema. Outro ponto positivo é um eventual rebranding: pode ser feito em escala através de Design System.

5 – Ferramenta de aprendizagem e referências para quem integra a equipa de design: ao ter as diretrizes de uso explicitamente escritas e guias de estilo, design system contribui para uma mais fácil e rápida integração de colaboradores, servindo também de biblioteca onde antigos colaboradores possam ir buscar informação;

Agora que já sabes um pouco melhor sobre o conceito de Design System, de que forma o podes abordar? Simples, tens três possíveis formas de obteres um Design System adequado às tuas necessidades:

  • Adoptar um Design System já existente;
  • Adaptar um Design System já existente;
  • Criar o teu próprio Design System

Existem prós e contras para cada uma destas abordagens, no entanto quanto mais personalizada for a solução de Design System, mais tempo e dinheiro serão necessários para o implementar. Assim, optares por usar um sistema de design existente, é a abordagem com menos custos e menos demorado.

Related posts
Cultura & ViagensViagens

Porto Covo: um destino apaixonante

Cultura & ViagensViagens

Quais os melhores souvenirs para se comprar em viagem?

Cultura & ViagensViagens

Escapadinha internacional: destinos europeus que deve visitar

Cultura & ViagensViagens

Férias económicas em Portugal: destinos a preços de sonho