Quantcast
CulturaCultura & ViagensFestivais

Festival Desdobra-te: Festival de Dança e Outras Artes

Festival Desdobra-te: Festival de Dança e Outras Artes

O Festival Desdobra-te acontece em 12 espaços diferentes de Évora e é um convite a várias deslocações dentro da cidade, que proporcionam distintas experiências e sensações.

Dias 17, 18 e 19 de novembro chega a 5ª edição do Desdobra-te — Festival de Dança e Outras Artes, organizado pela PédeXumbo — Associação para a Promoção da Música e Dança, em Évora. 

Os bailes, concertos, oficinas, teatros e performances, atividades para famílias e passeios vão desdobrar-se entre a Arena d’Évora, o Teatro Garcia de Resende, o Espaço Celeiros e as sedes da Sociedade Harmonia Eborense, do Grupo Pró-Évora, da associação É Neste País e da SOIR Joaquim António d’Aguiar.

O Desdobra-te é um desafio de três dias para os participantes, com um programa que apresenta Lado A e Lado B e convida os participantes a desdobrarem-se por vários pontos da cidade para participar e assistir às atividades. 

Segundo os promotores, o programa do festival “tanto satisfaz os impulsos dos habitués do ‘folk’ como as famílias ou até os que se dizem ‘pés de chumbo’ e preferem uma experiência mais relaxada e abrangente”. O objetivo desta atividade é fazer que estes públicos se cruzem, dobrem e desencontrem para se reencontrarem.

Em comemoração dos 25 anos de existência, o programa conta com uma parte mais dedicada à dança e ao movimento, que inclui bailes ‘folk’, oficinas, a performance “São saias senhores, são saias”, de Ângelo Neto, António Bollaño e Tomás Gomes, e um espetáculo da atriz e criadora Lúcia Caroço.

Os bailes, que se realizam, todas as noites, na Arena d’Évora, são animados pelos franceses Duo Brotto Raibaud e Edentia, pelos brasileiros Forró Harmonize e pelos portugueses Burel e Parapente 700.

A outra parte da programação concentra as iniciativas ligadas às outras artes, como a música, com os concertos de A Úrtiga, da Orquestra do Bairro e da iniciativa “Musicálogos”, da Capote Música, que junta os músicos Lília Esteves e João Cágado.

Deste lado do programa, há ainda conversas, oficinas de expressão plástica, visitas e provas gastronómicas e teatro, como o espetáculo “Fado Mimado”, da d’Orfeu, com a interpretação de Zé Pedro Ramos e Patrícia Lestre.

Para além de evidenciar que os espetáculos são para todas as faixas etárias, a associação responsável pela organização deste festival revelou, ainda, que conta com o apoio da câmara e outras entidades da região na promoção do evento.

Quanto custa? 

O passe geral do Festival Desdobra-te custa 50 euros, ao passo que o diário custa 30 euros. Podes adquirir ambos online no site da PédeXumbo até dia 17 de novembro. Depois dessa data, só estarão disponíveis na bilheteira do festival. 

Como chegar?

O ponto de partida do festival é a sede da Associação PédeXumbo, nos Antigos Celeiros da EPAC, que fica na Rua do Eborim, em Évora (vê a localização aqui). 

Lá podes comprar o teu bilhete ou trocar a tua reserva eletrónica pela respetiva pulseira, que dá acesso às atividades do programa.

Related posts
CulturaCultura & ViagensLisboa

Teatro em Lisboa: o que ver em abril?

Cultura & ViagensViagens

Finlândia oferece viagens para descobrir como é viver no país mais feliz do mundo

CinemaCultura & ViagensSériesTelevisão

Séries para ver em março 2024

Cultura & ViagensViagens

4 Escapadinhas de primavera