Quantcast
Cultura & ViagensTecnologia

Moonwalkers: os sapatos alimentados por IA

Moonwalkers: os sapatos alimentados por IA

Gostavas de andar sobre rodas mas não sabes andar de patins? Então os “Moonwalkers” são a invenção tecnológica de que precisavas.

Estes são os “sapatos mais rápidos do mundo”, funcionam através da utilização de Inteligência Artificial e podes andar até 3 vezes mais rápido do que a caminhar, atingindo uma velocidade até 11 km/hora.

Apesar de se parecerem com patins, os Moonwalkers não tem roda livre, o que te permite não perderes o equilíbrio. Como é que é possível perguntas tu? 

Antes de te desvendar o segredo para andares sobre rodas sem perderes o equílibrio, vamos contextualizar-te nesta inovação da Shift Robotics.

Xunjie Zhang, fundador e diretor executivo da empresa, teve esta ideia inovadora após quase sofrer um acidente de mota e pensar porque é que não ia a pé para o trabalho. Percebeu que um dos factores que leva as pessoas a não andarem mais a pé, é que este método de deslocação é muito lento e ineficaz comparativamente a outros (carro, metro, transportes públicos…). Este factor é decisivo nos dias agitados em que vivemos e onde a pontualidade é cada vez mais exigida por todos. Assim surgiu esta ideia, não para substituir a caminhada, mas para a melhorar.

Através de um equipa de engenheiros de propulsão a jato do Instituto de Robótica da Carnegie Mellon, de roboticistas e designers de calçado, Zhang investiu os últimos anos a estudar a melhor forma de conceber os sapatos mais rápidos do mundo “com base na engenharia do próprio corpo”.

Ao usar a Inteligência Artificial, esta inovação não precisa que saibas patinar, e os algoritmos conseguem através de 10 passos aprender os teus padrões de marcha de modo a dar-te uma nova experiência de caminhar sobre rodas.

“Tal como as passadeiras rolantes que vemos nos aeroportos, a cada passo que damos, a correia transportadora move-se por baixo dos nossos pés” e “Quanto mais depressa andarmos, mais depressa os sapatos andam connosco”, afirma Zhang em entrevista à Insider.

Este inovadores sapatos, fizeram furor no Tiktok no início deste ano, chegando a ultrapassar as 25 milhões de visualizações e uma das principais diferenças para uns patins é a “ausência de roda livre”.

O que é que isto quer dizer na prática? Bom, os Moonwalkers só andam, se tu estiveres a andar e são fixados através de uma fivela magnética. 

Imagina que estás prestes a subir umas escadas, basta levantares o calcanhar direito e voltar a colocá-lo no chão para accionares o travão eletrónico de bloqueio das rodas. Para retomares ao modo ritmo de corrida basta levantares o calcanhar direito no ar, rodando-o no sentido dos ponteiros do relógio e mantendo o dedo no pé no chão. 

Pontos menos positivos: só estão disponíveis nos Estados Unidos e o seu preço é um pouco acima da média, mas de acordo com as inovações tecnológicas quando são colocadas à venda no mercado: 1287 euros.

Related posts
CulturaCultura & ViagensLisboa

Teatro em Lisboa: o que ver em abril?

Cultura & ViagensViagens

Finlândia oferece viagens para descobrir como é viver no país mais feliz do mundo

CinemaCultura & ViagensSériesTelevisão

Séries para ver em março 2024

Cultura & ViagensViagens

4 Escapadinhas de primavera