Quantcast
CinemaCulturaCultura & Viagens

Três documentários portugueses no Festival de Cinema Documental de Amsterdão

Três documentários

Os três documentários portugueses “Chelas Nha Kau”, “Yoon” e “Meio ano-luz” foram escolhidos para o Festival de Cinema Documental de Amsterdão, que irá decorrer em novembro, nos Países Baixos.

O Festival de Cinema Documental de Amsterdão irá decorrer entre os dias 17 e 28 de novembro, sendo que na secção “unConscious Bias” estão dois dos três documentários lusos: “Chelas Nha Kau”, do coletivo Bataclan 150 em conjunto com a cooperativa Bagabaga Studios, e “Meio ano-luz”, uma curta-metragem luso-brasileira de Leonardo Mouramateus.

O projeto “Chelas Nha Kau” já esteve presente nos festivais DocLisboa e Sheffield Doc/Fest, em Inglaterra, e trata-se de um documentário que retrata o dia-a-dia dos bairros sociais de Chelas, no oriente de Lisboa, tendo sido filmado entre 2016 e 2019. É apresentado, pela cooperativa, como “um filme polifónico que rejeita a hierarquia do cinema de autor”. 

Já os autores do documentário lançaram, recentemente, uma campanha crowdfunding para estarem presentes no festival holandês, sendo que, segundo a mesma, divulgada na plataforma PPL, precisam de 1.124 euros para conseguirem financiar a viagem de quatro pessoas para o festival.

No caso de “Meio ano-luz”, esta é uma curta-metragem, rodada em Lisboa, que entrelaça duas histórias: um rapaz, sentado numa rua a desenhar as pessoas que passam, e um casal que conversa sobre a origem de uma carteira encontrada.

Já o documentário “Yoon”, de Pedro Figueiredo Neto e Ricardo Falcão, estará presente no Festival de Cinema Documental de Amsterdão na secção “Best of Fests”. O projeto filmográfico acompanha a viagem de um transportador senegalês, com o nome de Mbaye Sow, numa viagem de 4.000 quilómetros entre Portugal e o Senegal.

Subscreva para receber o mais recente conteúdo sobre cultura, entretenimento e campanhas especiais.

Escrito por João Serra

Related posts
CinemaCultura & ViagensFilmes

Festa do cinema: Bilhetes com preço reduzido entre 13 e 15 de maio

CulturaCultura & ViagensLisboa

Teatro em Lisboa: o que ver em abril?

Cultura & ViagensViagens

Finlândia oferece viagens para descobrir como é viver no país mais feliz do mundo

CinemaCultura & ViagensSériesTelevisão

Séries para ver em março 2024