Quantcast
CulturaCultura & ViagensViagens

Locais menos conhecidos na grande Lisboa

Locais menos conhecidos em Lisboa

Neste artigo preparamos para ti uma lista de locais menos conhecidos em Lisboa para explorares nos teus fins-de-semana.

Aldeia Típica José Franco | Mafra

Sendo uma recriação de uma aldeia típica portuguesa construída pelo oleiro José Franco nos anos 60, a Aldeia Típica José Franco foi fundada com o intuito de José homenagear a sua terra e as suas memórias. 

Neste pequeno museu encontramos réplicas das antigas oficinas, lojas, espaços de decoração (com objetos reais) e miniaturas das casas e habitantes que retratam perfeitamente as atividades e os trabalhos exercidos antigamente.

No inverno o estabelecimento está aberto das 09:30 às 18:00 horas da tarde, e no verão o mesmo está aberto entre as 09:30 às 19:00 horas da tarde. 

Aproveita e saboreia o famoso pão com chouriço da aldeia.

Foto: Aldeia Típica José Franco

Aldeia da Mata Pequena | 30 minutos de Lisboa

Situada nos arredores da cidade de Mafra, a Aldeia da Mata Pequena está localizada na zona de Proteção Especial de Penedo do Lexim, junto ao vulcão extinto.

As habitações desta aldeia são quase todas em pedras, iluminadas por candeeiros, sendo assim protegida pela vegetação agarrada nos seus muros. Quando andamos nas ruas conseguimos ver casas de um lado e de outro da rua, o que permite admirar os espaços verdes presentes no local.

Nos dias de hoje a Aldeia da Mata Pequena tem a finalidade de receber quem deseja descansar por uns dias longe da cidade. 

Foto: Aldeia da Mata Pequena

Palácio de Monserrate | Sintra

Construído em 1858, o Palácio de Monserrate conta com 3.000 mil espécies de plantas ao redor do seu jardim e era a casa de verão da família Cook.

O monumento teve destaque na série “As viagens de Gulliver” no ano de 1996, sendo assim classificada pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade em 1995. 

O horário de funcionamento do parque vai das 09:00 às 19:00 horas da tarde, e o palácio está aberto ao público entre as 09:30 ás 18:30 da tarde. 

Foto: Palácio de Monserrate

Casa da Cerca | Cacilhas

A Casa da Cerca está situada em Cacilhas e é um centro cultural contemporâneo, onde o mesmo abraça um projeto cultural de artes plásticas, como por exemplo o desenho. O centro ainda oferece exibições artísticas, workshops e atividades para crianças.

O monumento garante uma vista de 180º para o rio Tejo e grande Lisboa, uma biblioteca de artes contemporâneas e a antiga capela contêm até aos dias de hoje painéis de azulejos. 

E para incrementar mais o teu desejo de visitar este local, a Casa da Cerca oferece um jardim com mais de 20 anos de existência e o mesmo contêm duas espécies de flores diferentes.

Foto: Casa da cerca

Café Linha D’água | A trás do El Corte Inglês

Localizado na parte de trás do famoso El Corte Inglês, no Café Linha D’água é possível almoçar, lanchar e até mesmo estudar para algum teste. Além de todas essas regalias, o café ainda proporciona uma esplanada, acompanhada de um belo lago e um parque à sua frente. 

Foto: Café linha d’água

Miradouro da Rocha do Conde de Óbidos | Do lado do Museu Nacional da Arte Antiga

Rodeado por uma fauna e flora bastantes diversificadas, o Miradouro da Rocha do Conde de Óbidos destaca-se com os seus edifícios harmoniosos e com a sua vista privilegiada para a área comercial do porto, para o rio Tejo e para a ponte 25 de Abril.

Além disso este miradouro é perfeito para fotografar o Tejo, e admirar o belíssimo pôr do sol no final da tarde.

Foto: Miradouro da Rocha do Conde de Óbidos

Uma pequena livraria | Escadinhas de São Cristóvão

No ano de 2008 o professor de química Simão Carneiro decidiu largar tudo e dedicar-se à literatura. 

A sua livraria contêm apenas 4 metros quadrados, mas está recheada de livros dos mais variados temas, idiomas, gêneros, como por exemplo, as poesias, os romances, raridades bibliográficas, gravuras, bandas desenhadas, entre outros. 

A sua livraria está localizada no meio das escadinhas de São Cristóvão.

Foto: Uma pequena livraria

Qual destes locais menos conhecidos em Lisboa é que já conhecias?

Related posts
Cultura & ViagensViagens

4 Escapadinhas de primavera

Cultura & ViagensViagens

15 regiões mais bonitas de Portugal: para fugir às grandes cidades

CinemaCultura & ViagensFilmes

Salas de cinema: Estreias de fevereiro de 2024

CinemaCultura & ViagensFilmesSéries

Lançamentos nas plataformas de streaming para 2024