Quantcast
Cultura & ViagensTecnologia

Tendências Tecnológicas para 2023

Tendências Tecnológicas

A tecnologia está presente no dia-a-dia de cada um de nós e apesar do momento de crescimento exponencial poder ter passado, a verdade é que todos os dias há novos avanços tecnológicos, novos progressos rumo à otimização, inovação e tendências tecnológicas.

Deixamos então 5 tendências tecnológicas que já estão a acontecer e irão desenvolver-se ao longo de todo o ano de 2023.

Começamos pela “última” grande inovação vinda de 2022, o Metaverso.

Esta inovação, é uma espécie de mundo paralelo. Ou seja, no mundo Metaverso é possível combinar vários temas e tendências que oferecem novas oportunidades às organizações. A maior parte das empresas hoje em dia estão em processos de desenvolvimento para criar uma maior colaboração e conexão entre os seus colaboradores usando espaços virtuais internos deste novo mundo – a que chamamos de intraverso.

O que a tecnologia metaverso permite é precisamente uma replicação e optimização das suas atividades físicas transferindo-as para o mundo virtual através da combinação de diversas tecnologias.

A previsão é de que até 2030, a tecnologia metaverso irá acrescentar mais de 4 biliões de euros à economia mundial.

A segunda tendência é a contínua evolução da Tecnologia sustentável.

Além do objectivo de proteção ambiental e redução da pegada, esta aposta em tecnologia sustentável permite também o aumento de eficiência energética, potencializando uma maior performance empresarial através de tecnologias como energias renováveis, utilização de apps, serviços de clouds e softwares que reduzem a utilização de matérias primas.

A terceira é a presença de IA (inteligência artificial) em praticamente todo o lado.

Durante este ano, a IA sem necessidade de programação e código, será real para as empresas. 

Como por exemplo: 

  • utilização de interfaces com o sistema “drag and drop” para criar produtos e serviços mais inteligentes
  • Compras e entregas sem contato, através de pagamentos sem troca monetária física e cacifos inteligentes.

O progresso Quântico será a quarta tendência, mas sem dúvida uma das mais importantes a acontecer a nível mundial.

Já está a acontecer uma corrida para o desenvolvimento da computação quântica à escala global.

A computação quântica  (ciência que estuda as aplicações das teorias e propriedades da mecânica quântica na Ciência da Computação), ao utilizar partículas subatómicas para criação de novas formas de processamento e armazenamento de informação espera-se que permita um salto tecnológico na forma como os computadores operam, aumentando a sua eficiência e rapidez em mais de um trilião de vezes. 

Como em todos os avanços tecnológicos, existe o risco de tornar inútil as práticas atuais de encriptação, permitindo assim que qualquer nação ou pessoa quebre os níveis de segurança virtuais hoje em dia.

Por último, fazemos referência aos Robôs mais humanos.

Hoje em dia já é possível observar restaurantes com empregados robôs. Este é só um dos exemplos onde a utilização desta tecnologia no mundo real pode ser empregue. Outros exemplos são: recepcionista de eventos, barmans e até mesmo execução de tarefas mais complexas em armazéns e fábricas.

Em Setembro de 2022, Elon Musk revelou dois protótipos de robôs com figura humana Optimus, dizendo que a empresa Tesla estaria pronta para receber encomendas dos mesmos entre três a cinco anos. Estes robôs poderão executar tarefas simples como regar plantas e transporte de pequenos objetos, permitindo assim termos “mordomos robots” em nossa casa.

Related posts
Cultura & ViagensViagens

Férias românticas em Portugal: 10 destinos memoráveis

CinemaCultura & ViagensFilmes

Festa do cinema: Bilhetes com preço reduzido entre 13 e 15 de maio

CulturaCultura & ViagensLisboa

Teatro em Lisboa: o que ver em abril?

Cultura & ViagensViagens

Finlândia oferece viagens para descobrir como é viver no país mais feliz do mundo