Quantcast
Bem-Estar no trabalhoCarreiraFormação & CarreiraSaúde Mental

Profissões que afetam a saúde mental

Profissões que afetam a saúde mental

São cada vez mais as profissões que afetam a saúde mental da população. A saúde mental é um aspeto essencial do nosso bem-estar geral, no que diz respeito à nossa vida pessoal e profissional. No entanto, certas profissões podem ter um impacto significativo na nossa saúde mental, devido a fatores como o stress excessivo, a pressão constante e emoções intensas. 

Embora todas as profissões tenham desafios e exigências, algumas podem afetar mais diretamente a saúde mental dos trabalhadores. É fundamental reconhecer os riscos associados a essas profissões e implementar medidas de apoio adequadas para proteger a nossa saúde mental. Isso pode incluir a prática de exercícios de autocuidado, suporte psicológico no local de trabalho e a criação de ambientes de trabalho que valorizem o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional. Ao fazermos isto, podemos ajudar a garantir que as pessoas possam crescer na sua carreira e chegar mais longe, sem comprometer a tão importante saúde mental que tanto se fala hoje em dia.

As profissões que afetam a saúde mental podem ser as mais variadas e cada uma delas pode trazer pontos positivos e negativos na nossa vida, no entanto, há uma grande percentagem de pequenos focos em algumas profissões que podem exigir mais das pessoas, acabando então por interferir no desgaste emocional e consequentemente na saúde mental.

Entre elas, podemos salientar:

#1. Profissões na área da saúde:

Embora as profissões na área da saúde sejam vitais para a sociedade, podem ser extremamente desafiadoras do ponto de vista emocional. Médicos, enfermeiros e profissionais de saúde são diariamente confrontados com situações stressantes, longas horas de trabalho, pressão para a tomada de decisões difíceis e ainda a capacidade de lidar com a dor e o sofrimento dos pacientes. O risco de exaustão emocional e esgotamento é cada vez maior nestas profissões, e é fundamental que os próprios profissionais de saúde recebam acompanhamento para proteger e cuidar da sua saúde mental.

#2. Profissões de atendimento ao cliente:

Uma profissão que não é para todos. É cada vez mais importante ter o dom de comunicar e de atender. Trabalhos que envolvem atendimento ao cliente, como call centers, vendedores e comerciais, podem ser particularmente stressantes. Este género de profissões exige que os trabalhadores lidem com reclamações e clientes insatisfeitos. A pressão para atender às expectativas dos clientes pode levar a altos níveis de ansiedade, frustração e desgaste emocional, ainda para mais quando os comerciais dependem de vendas para atingir um salário digno.

#3. Profissões de emergência:

Profissionais de emergência, como bombeiros, e policias, enfrentam situações de alto risco e alta pressão regularmente. Essas profissões estão associadas a altos níveis de stress pós-traumático, ansiedade e depressão devido à exposição constante a eventos traumáticos e a necessidade de tomar decisões rápidas sob pressão. 

Se estás a passar por uma situação de stress e acreditas que a tua saúde mental está em perigo, procura ajuda. O Ministério da Saúde disponibiliza linhas de apoio para que possas recorrer à ajuda de profissionais sempre que precisares.

Related posts
CursosFormação & Carreira

Curso profissional: uma opção de formação com futuro

Direitos do TrabalhadorFormação & Carreira

Viagens de trabalho: como funcionam as ajudas de custo?

Carreira

Dicas para ter uma carreira profissional bem sucedida 

CarreiraFormação & Carreira

Descobre o que é um Plano de Carreira e como criares um para ti