Quantcast
CarreiraCursos

Universidades Seniores: um espaço para o envelhecimento ativo

Universidades Seniores

Esqueçam a caricatura de um idoso que passa os seus dias em frente à televisão ou a jogar cartas num jardim público, nas Universidades Seniores a idade é verdadeiramente um posto e é tratada com toda a dignidade e respeito que merece.

Envelhecer é inevitável, ficar velho é opcional, por isso venha connosco perceber o que é e o que oferece este tipo de universidade para idosos.

O que são Universidades Seniores?

Na prática, as universidades seniores são instituições que surgem como respostas socioeducativas que visam criar e dinamizar regularmente atividades nas áreas sociais, culturais, do conhecimento, do saber e convívio, a partir dos 50 anos de idade, prosseguidas por entidades públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos.

A grande meta das universidades seniores é promover o envelhecimento ativo e a aprendizagem, combater o isolamento da população idosa, evitar a exclusão social e fomentar a intergeracionalidade, através de um vasto e diversificado conjunto de atividades.

Em Portugal, segundo dados da RUTIS (Rede de Universidades Seniores),existem 300 entidades deste género que acomodam mais de 45 mil alunos e 5 mil e quinhentos professores voluntários.

Como referimos anteriormente, a idade mínima de entrada são os 50 anos e o valor médio nacional das mensalidades é de 12 euros.

As aulas decorrem em horário laboral, durante a semana, seguindo o calendário escolar (abrem em Setembro/Outubro, fecham no Natal, Carnaval e Páscoa e encerram em Junho/Julho).

Que atividades oferecem as Universidades Seniores?

A oferta é vasta e compreende atividades tão diversas como aulas, oficinas, concursos, visitas guiadas, exposições, tertúlias, sessões de esclarecimento, teatros, caminhadas, rastreios, sessões de cinema, palestras, colóquios, festas ou saraus.

A RUTIS desenvolve anualmente uma série de actividades destinadas aos seniores, das quais se destacam:

  • Festivais de Teatro Sénior;
  • Festivais de Grupos Musicais Seniores;
  • Gala de Dança e Gala de Dança Regional;
  • Festival de Desporto Sénior;
  • Comemorações do dia nacional das UTIs, 21 de Maio;
  • CRIA55, Festival de Criatividade, Arte e Talento Sénior;
  • Concurso de Cultural Geral;
  • Marchas Seniores;
  • Festa de Final de Ano.

Oferta educativa

Todas as universidades que fazem parte da RUTIS têm a obrigação de incluir nos seus programas pelo menos três das seguintes áreas: Ciências Sociais e Humanas; Informática; Artes; Mobilidade e Desporto.

Como se percebe, a oferta no campo da educação para idosos é generosa e permite que um aluno possa frequentar aulas de línguas estrangeiras, cultura, literatura, psicologia, filosofia, música, teatro, artes decorativas, pintura, cerâmica, ginástica, dança ou natação.

Traço comum a todas estas áreas lecionadas, está a inclusão de conteúdos programáticos que privilegiam o património cultural nacional, a mobilidade e o bem-estar dos seniores, o intercâmbio de ideias e a utilização de tecnologias, sempre em regime não-formal e sem fins de certificação.

Benefícios

Ao colocar o enfoque no reconhecimento dos direitos humanos das pessoas mais velhas, e nos princípios de independência, participação dignidade, assistência e autorrealização, a frequência traz imensos benefícios aos seus alunos, tais como:

  • reforço das perspetivas de inserção e participação social;
  • melhoria das condições e qualidade de vida;
  • aumento dos conhecimentos adquiridos e da melhoria contínua das capacidades de aprendizagem;
  • a adopção de estilos de vida saudáveis, através da prática de exercício físico e de hábitos de alimentação equilibrada;
  • sociabilização e manutenção de contactos sociais.
  • ajuda a perspetivar projetos e objetivos futuros, promovendo, assim, o aumento da esperança de vida com qualidade e dignidade.

Para além destes benefícios, todos os alunos, professores e dirigentes das Universidades Seniores integradas na RUTIS têm direito a um cartão que lhes dá direito a uma série de descontos:

  • 15% de desconto em viagens através da CP (Caminhos de Ferro de Portugal);
  • 10% de desconto em visitas ao Zoo Santo Inácio, em Vila Nova de Gaia (é necessário apresentar igualmente o Cartão de Cidadão);
  • 10% de desconto nos consumíveis alternativos Premium, da empresa MrToner24, assim como o envio gratuito na primeira encomenda;
  • 32% de desconto em cuidados ao domicílio (Plano OldCare Cuidado) e 17% de desconto em produtos de higiene e ajudas técnicas na loja online da OldCare Medical.

Estes cartões têm a validade de três anos letivos e dão ainda acesso às instituições, museus e unidades hoteleiras com quem a RUTIS mantém protocolos e parcerias.

Related posts
CarreiraFormação & Carreira

Como pedir o registo criminal?

CursosFormação & CarreiraNotícias

Cheque Formação + Digital: como pedir o apoio de 750 euros

CarreiraFormação & CarreiraNotícias

Devolução de propinas: sabe como fazer

CarreiraDicasFormação & Carreira

Inteligência Emocional no Trabalho: como aplicar no dia a dia