Quantcast
NutriçãoSaúde & Bem Estar

Sopas: ótimas razões para tê-las na rotina.

Sopas

Para além de ser uma forma mais fácil de consumir uma vasta quantidade de hortícolas ou frutas, incluir sopas na alimentação tem diversos benefícios para a saúde!

Desde o seu valor nutricional, à sua versatilidade e acessibilidade, as sopas trazem consigo diversos benefícios que certamente procurará no seu dia a dia, sendo, igualmente, um “prato” rápido e fácil de preparar.

Para que fique a conhecer os pontos positivos de incluir sopas na sua alimentação diária, organizámos uma lista de ótimas razões para este alimento de fácil (e de preferência frequente!) consumo começar a fazer parte da sua rotina.

1​​ – Uma forma mais simples de consumir hortícolas

Para muitos, pode ser complicado ganhar o hábito de incluir o consumo de hortícolas na sua alimentação diária, quer por razões de sabor ou de textura.

Ora, a sopa é uma forma de ingerir a quantidade diária de hortícolas aconselhada (400g segundo dados da OMS), sem ter de passar pelo “escrutínio” à textura ou palato habituais de certos legumes, verduras ou vegetais.

2 – Forte valor nutricional

Graças a um alto teor de água e fibras, o que contribui para a regulação do sistema intestinal, a sopa apresenta um fortíssimo valor nutricional, bem como um baixo valor calórico!

3 – Uma digestão facilitada!

Como as sopas são essencialmente “papas” de hortícolas (ou por vezes frutas!), a digestão torna-se mais fácil, o que, por consequência, simplifica o processo de absorção de nutrientes proveniente dos alimentos que triturar!

4 – Sopas também hidratam!

A quantidade de água presente numa sopa entra em jogo novamente! Graças ao altíssimo teor de água presente nesta comida, a mesma é uma excelente forma de hidratar.

5 – Reduz o desperdício alimentar

Parece estranho, mas pode ser totalmente verdadeiro! Na confeção de sopas, pode aproveitar partes das hortícolas que normalmente não consumiria, como cascas ou caules, reduzindo, desta forma, o desperdício alimentar!

Consequentemente, está a aumentar o valor nutricional da sua sopa, visto que estas partes das hortícolas tendem a ser ricas em fibras, vitaminas e minerais.

6 – Altamente versátil

A combinação inimaginável de vários ingredientes passa a ser possível, dado que está apenas a triturar comida, podendo agregar diversas texturas e sabores, e ainda apostar em ervas aromáticas para complementar as suas sopas!

7 – Fácil de fazer, guardar e poupar!

Basta cortar legumes e juntar em água, dentro de uma panela, com tudo pronto para ferver, podendo ainda juntar especiarias e outros ingredientes! Sopas são “pratos” facílimos de cozinhar e, de seguida, conservar e guardar para o dia a dia.

Para além de ser uma comida que pode ter sempre à mão, é ainda uma opção mais “simpática” para a sua carteira, visto que a quantidade de ingredientes necessários é muito reduzida!

Posts relacionados
SaúdeSaúde & Bem Estar

Alergias de Outono - sintomas e prevenção

NutriçãoSaúdeSaúde & Bem Estar

Tremoços: conhece os seus benefícios para a saúde

BelezaSaúdeSaúde & Bem Estar

Cuidados a ter com o cabelo no outono

SaúdeSaúde & Bem Estar

Tomar banho: de manhã ou ao final do dia?