Quantcast
AutomóveisCarros Elétricos

As baterias dos carros elétricos

carros elétricos

O mercado dos carros elétricos verifica um crescimento constante. Como tal, falamos-lhe sobre tudo aquilo que precisa de saber acerca de uma das partes mais importantes: as baterias dos carros elétricos.

Composição das Baterias

A bateria de um carro elétrico é, na verdade, composta por múltiplas. Estas têm o nome de células e podem chegar às centenas. Este conjunto de células costuma estar armazenada entre os eixos do automóvel, por debaixo do piso do habitáculo.

Estas “múltiplas baterias” têm como objetivo armazenar grandes quantidades de energia, sendo pensadas para reterem o máximo de eletricidade possível, mesmo depois de diversos ciclos de carga.

Tipos de Bateria

Os carros elétricos mais recentes tendem a recorrer a dois tipos de baterias: baterias de iões de lítio, mais frequentes nos carros 100% elétricos, como os Tesla, e baterias de hídretos de níquel-metal, comuns nos veículos híbridos.

Cada bateria tem uma quantidade de armazenamento específica, sendo a mesma medida através da unidade KilloWatts por hora (kWh). 

As capacidades dos automóveis elétricos disponíveis no mercado variam entre os 30kWh (adequadas para circulação urbana e trajetos curtos) e valores acima dos 100kWh (com mais autonomia). Quanto maior a capacidade, maior o preço total do veículo.

A durabilidade das baterias é também uma das principais questões de quem procura “mergulhar” no mercado dos carros elétricos, sendo, no entanto, algo que não deve levantar muita preocupação, visto que estas unidades de armazenamento tendem a durar vários anos, retendo mais de 70% da sua capacidade original.

Independentemente da autonomia e resistência destas unidades de armazenamento, as baterias destinadas a carros elétricos contam sempre com um elevado preço de compra, dado que as mesmas são compostas por diversos metais caros, que requerem processos de extração complexos.

Estes processos acabam também por ter um forte impacto no ambiente, apesar de uma unidade de armazenamento não produzir quaisquer emissões poluentes durante a circulação de um veículo elétrico.

Related posts
AutomóveisEventos

Carro do ano 2024: os finalistas

AutomóveisDicasManutenção

Como poupar na manutenção do carro?

AutomóveisManutenção

Avarias graves: o que fazer para evitar?

AutomóveisDicasManutenção

Carro parado? Vê quais os cuidados a ter