Quantcast
Automóveis

Cuidados com o carro no inverno

cuidados com o carro

Nos dias mais frios do ano, o seu automóvel pode correr maiores riscos, pelo que deve ter alguns cuidados com o seu carro durante o inverno.

Frio, chuva e, por vezes, neve e gelo podem causar certos danos no seu carro ou dificultar a sua vida enquanto condutor! Com isso em mente, criamos uma lista de cuidados a ter com o carro durante os meses de inverno.

Cuidado com a bateria

Em dias gelados, todos nós tendemos a recorrer ao ar condicionado ou até outras funcionalidades que aqueçam o automóvel assim que nos sentamos ao volante. No entanto, um uso excessivo destes sistemas elétricos gera uma maior pressão sobre a bateria, nomeadamente se o veículo já tiver alguns anos.

Tenha atenção à bateria do seu carro, não deixando os sistemas ligados após desligar a ignição.

Atenção aos pneus

Inúmeras vezes negligenciados, mas extremamente importantes para o funcionamento do carro, os pneus são o único ponto de contacto com o solo, pelo que deve verificar frequentemente a pressão e a profundidade do piso dos mesmos.

No caso de viver numa região conhecida por nevar, é aconselhável que recorra a uns pneus de inverno, bem como a umas correntes.

Dê uma vista de olhos nas escovas do pára-brisas

Se há altura do ano em que os limpa-para-brisas, ou escovas do pára-brisas, são necessários é quando o frio começa a apertar, a chuva começa a cair de forma torrencial e, em certos casos, quando a neve e o gelo começam a marcar presença!

Sendo assim, garanta que estas peças se encontram em boas condições e que não deixam marcas no vidro do automóvel.

Faça uma revisão aos faróis

Dias mais frios implicam menor luminosidade na estrada, pelo que deve verificar se os faróis do seu carro estão em bom estado, evitando qualquer tipo de sujidade, pequenas rachas ou até luzes fundidas.

Mude o óleo

Por fim, tenha em atenção que, durante os dias do ano em que a temperatura desce, o óleo torna-se mais denso, podendo afetar negativamente o funcionamento geral do automóvel. Verifique, portanto, a viscosidade do óleo, sendo que, se estiver demasiado grosso, pondere em mudá-lo.

Related posts
AutomóveisLegislação

Documento Único Automóvel: Como pedir?

AutomóveisCódigo da Estrada

Multas de estacionamento: quanto tens de pagar quando deixas o carro mal estacionado?

AutomóveisCarros ElétricosCódigo da Estrada

Bicicletas e trotinetes: Regras e boas práticas de circulação

AutomóveisCódigo da Estrada

Sinais H46 e H47: afinal, o que significam estes sinais?