Quantcast
CulturaCultura & ViagensLisboa

Abertura das Galerias Romanas em Lisboa

galerias romanas

Durante três dias, as Galerias Romanas em Lisboa vão reabrir, no âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

Uma iniciativa do Museu de Lisboa, esta é das experiências culturais mais raras e exclusivas que a capital tem a oferecer. Este mês de abril, as Galerias Romanas em Lisboa, localizadas na Rua da Prata, vão reabrir de 21 a 23 de abril, no âmbito do Dia Internacional dos Monumentos Sítios, celebrado no dia 18.

São também sugeridos dois percursos para complementar a visita, sendo que os mesmos dão a conhecer a herança romana na capital portuguesa. “Das Galerias à Casa dos Bicos” terá lugar no dia 22 de abril, entre as 15h00 e as 16h30, enquanto “Das Galerias ao Teatro Romano” tem data marcada para 23 de abril, das 15h00 às 16h30.

Disponíveis no site da Blueticket, os bilhetes para visitar as Galerias Romanas em Lisboa têm um custo de 3€, com a compra a ser limitada a quatro ingressos por pessoa. Estas visitas terão lugar no dia 21, entre 16h00 e as 18h30, e dias 22 e 23, entre as 9h30 e as 18h30.

Descoberta no subsolo da Baixa de Lisboa no ano de 1771, após o devastador terramoto de 1755, a estrutura é “um criptopórtico, solução arquitetónica que criava, em zona de declive e pouca estabilidade geológica, uma plataforma horizontal de suporte à construção de edifícios de grande dimensão, normalmente públicos”, pode ler-se no website oficial do Museu de Lisboa.

O Museu explica ainda que a “presença de uma inscrição dedicada a Esculápio, deus da Medicina (atualmente no Museu Nacional de Arqueologia), confirma o carácter público do edifício a que a inscrição terá pertencido”.

O site refere também que no “início do século XX, estas galerias ficaram conhecidas como Conservas de Água da Rua da Prata, por serem utilizadas pela população como cisterna”.

Related posts
Cultura & ViagensViagens

Férias românticas em Portugal: 10 destinos memoráveis

CinemaCultura & ViagensFilmes

Festa do cinema: Bilhetes com preço reduzido entre 13 e 15 de maio

CulturaCultura & ViagensLisboa

Teatro em Lisboa: o que ver em abril?

Cultura & ViagensViagens

Finlândia oferece viagens para descobrir como é viver no país mais feliz do mundo