Quantcast
Cultura & ViagensPets

Praias que permitem cães: conhece as regras e descobre onde ir com o teu amigo

Praias que permitem cães

Queres levar o patudo à praia, mas também evitar uma multa? Sem problema! Nós ajudamos-te com as regras e algumas praias que permitem cães.

Em primeiro lugar, há que mencionar as regras que proíbem a presença de animais de estimação em praias. Essencialmente, depende se a praia é concessionada ou contém sinalética que indique que o patudo não pode entrar!

Nas praias concessionadas, é comum a proibição de cães durante a época balnear, sendo que a única maneira de confirmar é lendo o edital da praia ou verificar os sinais à entrada da mesma. Podes também verificar os Planos de Ordenamento da Orla Costeira, presente no site da Agência Portuguesa do Ambiente. Por sua vez, as praias não concessionadas tendem a não proibir a entrada a cães, a não ser que haja sinalética da respetiva câmara municipal a indicar o contrário.

Independentemente da praia, é sempre necessário cumprir as regras básicas: utilização obrigatória de trela, limpeza de dejetos do canídeo, entre outras normas. É também importante mencionar que, sendo um cão de assistência, pode pisar a areia de qualquer praia!

Ora, sem perder mais tempo, apresentamos uma lista de algumas praias que permitem cães!

Praia Velha

Situada em Paço de Arcos, no concelho de Oeiras, a Praia Velha, também apelidada de Praia dos Pescadores, permite a entrada a animais de estimação, mesmo não sendo uma praia muito grande!

Praia das Amoreiras

Esta é uma estreia! A partir desta época balnear, na Praia das Amoreiras, em Santa Cruz, junto ao miradouro de Santa Helena, é permitida a permanência de canídeos, sendo que o local encontra-se equipado com bebedouros e dispensadores de sacos!

Praia Suave Mar

Mais para norte, Esposende, pertencente ao distrito de Braga, oferece-te mais uma praia que podes visitar com o teu melhor amigo!

Em caso de emergência, o Plano Estratégico Municipal de Esposende para o Bem-Estar Animal prevê uma ambulância dedicada ao socorro de cães e gatos, sendo todo este serviço providenciado pelos Bombeiros Voluntários de Fão.

Praia das Furnas-Rio

2023 é um ano de estreias no que toca ao surgimento de praias amigas dos nossos companheiros de quatro patas! 

Localizada no concelho de Odemira, este é mais um local que permitirá a permanência de animais de estimação, sendo, no entanto, de referir que esta vai funcionando apenas a título experimental durante esta época balnear.

Praia do Coral

Logo inaugurada, em 2017, com o intuito de integrar a lista de praias que permitem cães em Portugal, esta localiza-se no interior do Porto de Viana do Castelo, sendo também apelidada de Praia do Aquário.

Praia do Porto da Areia Norte

A última praia da nossa lista foi inaugurada com o estatuto de primeira zona balnear de Portugal a permitir a entrada a cães, em agosto de 2016.

Localiza-se em Peniche e encontra-se muito bem equipada e preparada para o teu “cãopanheiro”, com dispensadores de sacos, além de uma completa com todas as regras da praia.

Related posts
Cultura & ViagensViagens

15 regiões mais bonitas de Portugal: para fugir às grandes cidades

CinemaCultura & ViagensFilmes

Salas de cinema: Estreias de fevereiro de 2024

CinemaCultura & ViagensFilmesSéries

Lançamentos nas plataformas de streaming para 2024

Cultura & ViagensNaturezaViagens

Montebelo Mosteiro de Alcobaça Hotel: concerto de Reis gratuito