Quantcast
CulturaCultura & ViagensTecnologia

Biblioteca Digital Mundial: UNESCO disponibiliza acesso

Biblioteca Digital Mundial

Uma iniciativa da UNESCO, em parceria com a Biblioteca do Congresso Americano e da Biblioteca de Alexandria, a Biblioteca Digital Mundial é uma incrível e gratuita fonte de conhecimento!

A Biblioteca Digital Mundial, ou BDM, é um arquivo de conteúdos de divulgação cultural e informação, disponível em mais de 100 línguas, garantindo acesso gratuito a livros, imagens, manuscritos, mapas, filmes e gravações de bibliotecas de todo o mundo, em formato digital!

Inicialmente lançada em 2009, a BDM foi um projeto idealizado pela Biblioteca do Congresso Americano, com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), que procurava preservar e partilhar alguns dos objetos culturais mais importantes do mundo, bem como garantir acesso a documentos historicamente significantes, sendo que o site desta iniciativa já se encontra traduzido em seis línguas, para além do Inglês (Português, Espanhol, Francês, Árabe, Russo e Chinês).

Na verdade, apesar da unicidade do propósito sociocultural desta Biblioteca Digital Mundial, outras entidades e serviços já começaram a disponibilizar material culturalmente relevante de forma gratuita.

Da forma mais simples e eficaz possível, por exemplo, se estiver à procura de algo para ler, mas ainda não sabe bem o quê, a FNAC colocou, para download, uma série de 500 livros, com acesso totalmente gratuito, podendo selecionar que obra pretende ler!

A Cinémathèque Française é outra das entidades que enveredou por um “meio gratuito” de espalhar conhecimento cultural e artístico, disponibilizando cerca de 800 masterclasses e quase 500 artigos sobre as suas coleções e programações.

Em formato mais pequeno, mas também relevante, o Forum des Images oferece a possibilidade de assistir às suas reuniões de forma totalmente gratuita, ideal para aqueles que amam o cinema!

O famosíssimo complexo cultural e artístico, Centre Pompidou, responsável pela primeira coleção de arte contemporânea e moderna na Europa, disponibiliza podcasts gratuitos sobre as obras expostas.

Por último, a National Gallery, em Londres, um instituto fundado em 1824, que se dedica a preservar e partilhar a história da arte europeia, também oferece a possibilidade de assistir a exposições online, através do website oficial do museu.

 

Related posts
CinemaCultura & ViagensFilmes

Festa do cinema: Bilhetes com preço reduzido entre 13 e 15 de maio

CulturaCultura & ViagensLisboa

Teatro em Lisboa: o que ver em abril?

Cultura & ViagensViagens

Finlândia oferece viagens para descobrir como é viver no país mais feliz do mundo

CinemaCultura & ViagensSériesTelevisão

Séries para ver em março 2024