Quantcast
CulturaCultura & ViagensViagens

Cidade de Fátima: O que visitar nesta região

Cidade de Fátima

As Jornadas Mundiais da Juventude é um encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa, e este ano está a decorrer em Portugal. Dessa forma, é inevitável não fazermos uma ligação com a cidade de Fátima, cidade portuguesa situada na Serra de Aire, que atingiu a sua fama mundial devido ao relato das aparições da Virgem Maria reportadas por três pastorinhos, a 13 de maio até 13 de outubro de 1917. Fátima é um local de peregrinação desde essa mesma data, é hoje um dos Santuários marianos mais importantes de peregrinação do Mundo. Segundo as estatísticas do Santuário, um total de 4.937.294 peregrinos visitaram Fátima em 2022, vindos de todo o mundo.

As atrações religiosas de Fátima

Ir à cidade de Fátima é sinónimo de visitar este lugar de culto mundialmente conhecido. É, sem dúvida, um local muito especial para os religiosos.

Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima:

A Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima ergue-se no local onde, a 13 de maio de 1917, os 3 Pastorinhos brincavam quando, de repente, viram um relâmpago que os assustou e fez com que juntassem o rebanho para regressar a casa. Neste dia, ocorreu a primeira Aparição de Nossa Senhora.
No seu interior encontram-se os túmulos dos videntes, colocados nos transeptos. Francisco à direita, Jacinta e Lúcia, lado a lado, à esquerda.

Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima
Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

Capela das Aparições:

Construída em 1919, a capelinha das aparições fica próxima à igreja principal, no local onde ficava a árvore azinheira, na qual a Nossa Senhora apareceu.
Mas não fica por aqui. As atrações turísticas da região de carácter religioso são muitas e podes encontrar o que procuras de uma ponta a outra, no site do turismo do centro de Portugal.

Capela das Aparições em Fátima
Capela das Aparições em Fátima

Outras atrações turísticas 

Monumento Natural das Pegadas dos Dinossauros 

Sabias que o Monumento Natural das Pegadas dos Dinossauros da Serra de Aire, fica na Serra de Aire, perto da cidade de Fátima?
As pegadas foram encontradas por pesquisadores em 1994, no local onde funcionava a Pedreira do Galinha. O monumento abriu ao público em 1997. Em 2002, foi criado o Jardim Jurássico, com plantas atuais características da “Era dos Dinossáurios”.

Monumento Natural das Pegadas dos Dinossauros , em Fátima
Monumento Natural das Pegadas dos Dinossauros , em Fátima

Museu do Azeite

Também o Museu do Azeite pode ser um local para visitares e ficares a conhecer. Situado no primeiro lagar da Cooperativa de Fátima, o Museu do Azeite conta a história do fabrico de azeite da região, apresentando os ancestrais equipamentos que eram usados no passado. O museu inclui uma área de promoção de produtos locais, como mel, queijo ou vinho, organizando também provas de azeite.

 Museu do Azeite, Fátima
Museu do Azeite, Fátima

Onde podes ficar alojado?

A cidade de Fátima tem disponível mais de 50 alojamentos onde é possível pernoitar e até tirar uns dias de férias. No booking podes encontrar algumas opções de alojamento e ver qual é que te agrada mais, mediante o que procuras.

O que podes esperar da gastronomia típica da região centro? 

A cidade de Fátima foi habitada pelos árabes, subsistindo muitos dos hábitos assimilados e continuados até ao presente. Os antepassados levavam uma vida simples, tradicionalmente rural, e que levou a que os povos desta região serrana procurassem a sua autossuficiência, abastecendo-se dos seus próprios recursos, dos cultivo das suas terras, da pastorícia e da criação de animais. Alguns dos pratos típicos que podes encontrar são as típicas sopas verdes, couves de azeite, outro prato muito apreciado são os chícharos, o borrego guisado com batatas e as morcelas de arroz. 

Related posts
Cultura & ViagensViagens

Férias românticas em Portugal: 10 destinos memoráveis

CinemaCultura & ViagensFilmes

Festa do cinema: Bilhetes com preço reduzido entre 13 e 15 de maio

CulturaCultura & ViagensLisboa

Teatro em Lisboa: o que ver em abril?

Cultura & ViagensViagens

Finlândia oferece viagens para descobrir como é viver no país mais feliz do mundo