Quantcast
CulturaCultura & ViagensExposições

“Entre olhares, encontros (in)comuns” até 31 de Março, Alcântara

Entre olhares, encontros (in)comuns

“Entre olhares, encontros (in)comuns”, em exposição até 31 de março, é uma parceria do Centro de Arte Moderna (CAM) com a Biblioteca de Alcântara.

O CAM da Fundação Calouste Gulbenkian e a Biblioteca de Alcântara realizaram uma open call a pessoas residentes na vizinhança da biblioteca municipal, com o propósito de chamar amantes de arte para o papel de curador. Após reunir cerca de 70 candidaturas, de onde foram selecionadas 17 pessoas, entre os 18 e os 76 anos de idade, 17 obras da coleção e 14 livros de artista da Biblioteca de Arte da Fundação formam a exposição criada por esta convocatória.

Com o edifício do CAM encerrado para trabalhos de renovação, a Gulbenkian criou o CAM em Movimento, iniciativa que inclui o projeto “Entre olhares, encontros (in)comuns” , levando o mesmo até à Biblioteca de Alcântara.

De acordo com a coordenadora de educação do CAM, Susana Gomes da Silva, em “sessões quinzenais que aconteceram ao longo de seis meses, estas pessoas conheceram a coleção do CAM, pensaram num conceito organizador para essa coleção, desenharam a exposição, fizeram toda a sua comunicação, encontraram os fios condutores, desenharam as tabelas e escreveram o texto de sala. Fizeram, portanto, todo o trabalho que está por detrás de uma exposição”.

Já Ana Gomes Santos, coordenadora da Biblioteca de Alcântara, diz que a biblioteca municipal “tem no seu ADN esta marca vincada do envolvimento com a comunidade, dos processos participativos. Para nós, é muito importante democratizar tudo aquilo que envolva o acesso à cultura e à arte, e isso só se faz com a participação ativa das pessoas”.

Pintura, escultura, serigrafia, desenho, fotografia, instalação e livros de artista fazem parte desta exposição, que ficará “de pé” até ao dia 31 de março. “Entre olhares, encontros (in)comuns” reúne obras de nomes artísticos como Ana Vidigal, Lourdes Castro, Bruno Pacheco, Mónica de Miranda, Noé Sendas e Vasco Araújo. 

No papel de curadores que tornam este projeto possível estão Adriana de Carvalho, Aline de Moraes, Ana Paula Ponichi, Brenda Segura, Constanza Solórzano, Diego Alves, Eduardo Serra, Fátima Durão, José Brito, Mariana Marques Caldeira, Maria Isaura Almeida, Niccolà Galliano, Raquel Moreira, Sofia Alves e Tinno Filho.

Related posts
CulturaCultura & ViagensLisboa

Teatro em Lisboa: o que ver em abril?

Cultura & ViagensViagens

Finlândia oferece viagens para descobrir como é viver no país mais feliz do mundo

CinemaCultura & ViagensSériesTelevisão

Séries para ver em março 2024

Cultura & ViagensViagens

4 Escapadinhas de primavera